Covid-19: Ministério da Saúde prepara plano de contingência para o inverno
O número de mortes e internamentos por covid-19 aumentou. Epidemiologista alerta que o número real de casos pode ser cerca de três vezes superior ao que é anunciado.
O Ministério da Saúde está a preparar um plano de contingência para o inverno. Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde revelam que foram registadas mais mortes e internamentos por covid-19 em Portugal na última semana, apesar da diminuição do número de casos.
Entre 25 e 31 de outubro, foram contabilizadas 5.920 infeções por covid-19, um número inferior ao da semana anterior. Já as mortes aumentaram, assim como os internamentos hospitalares que chegaram aos 525.
Os últimos dados oficiais indicam que Portugal regista uma média de 735 infeções diárias pelo coronavírus SARS-CoV-2, mas para os especialistas, o número atual de infeções pode ser superior ao registado, devido à redução de testes e à nova variante BQ1. Dizem ainda que deveriam ser implementadas novas medidas com a chegada do inverno. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes alerta que o número real de casos pode ser cerca de três vezes superior. “No que respeita ao número de novos casos, devemos estar acima de 2.000 por dia, no mínimo”, disse.
Para Manuel Carmo Gomes, desde que a linha SNS 24 deixou de prescrever testes de despiste da covid-19, na sequência do fim da situação de alerta em Portugal em 01 de outubro, os dados de incidência no país “estão longe de representar a realidade”. “Presentemente apenas conhecemos resultados de testes realizados em meio hospitalar e de pessoas que se deram ao trabalho de obter receita médica para se testar”, alertou o especialista, para quem essa redução dos despistes das infeções está a comprometer a monitorização atempada da pandemia em Portugal. Perante as alterações na testagem, o “guia” sobre a situação da covid-19 no país passou a ser os números de hospitalizados e de mortes, indicadores que “chegam a ter semanas de atraso em relação ao número de casos”, explicou o epidemiologista. Continue a ler aqui a opinião do epidemiologista.
Para já, está afastado o regresso de medidas mais apertadas para combater a covid-19, como o uso de máscara. O regresso das reuniões do Infarmed está marcado para a próxima semana.
Siga a Impala no Instagram