Covid-19: Portugal avança com testes serológicos já no final do mês
Portugal vai avançar com a realização de testes serológicos para a deteção de anticorpos contra o SARS-CoV-2.
Depois de António Costa afirmar que pretende aliviar as medidas de contenção em maio, Portugal vai realizar testes serológicos para a deteção de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Estes testes vão permitir conhecer o grau de imunidade da população, embora ainda não se saiba se a doença pode manifestar-se mais do que uma vez nos doentes. O Insituto Ricardo Jorge irá avançar até ao final de abril com uma amostra de 1700 pessoas. «Vamos tentar perceber a primeira aproximação do estado de imunidade, desde os mais novos, incluindo crianças, até aos mais velhos», afirmou à SIC Fernando de Almeida, presidente do instituto. Sendo esta situação um ponto de partida para se perceber mais sobre a covid-19. Estes testes não são de diagnóstico
LEIA DEPOIS
Covid-19. Infetado obriga à evacuação de hostel em Lisboa
Também Andorra se prepara para fazer o mesmo. O ministro da Saúde do principado, Joan Martínez Benazet. reiterou, no entanto, a importância da manutenção das medidas de proteção, apelando a uma utilização correta das máscaras, higienização regular e cuidada das mãos e distanciamento social como estratégias de contenção face à disseminação do SARS-CoV-2.
“Estas medidas devem ser tomadas até ao extremo e adotadas como um hábito”, afirmou o ministro, explicando que estão a ser ultimados os procedimentos de seleção e marcação para a realização dos testes, algo que poderá ser feito posteriormente pela Internet e pelo telefone.
Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa
LEIA MAIS
Covid-19. Máscaras obrigatórias nas escolas e transportes públicos
Avião fretado chega a Lisboa com 65 ventiladores
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Impala no Instagram