Covid-19: SIC comete erro em reportagem para «semear o pânico»
A SIC lançou este sábado, 21 de março, uma reportagem com imagens de violência, em Londres, que não correspondem à atualidade. A revelação foi feita por um português que reside no país.
Este sábado, 21 de março, a SIC lançou uma reportagem no Jornal da Noite que dava conta de episódios de extrema violência em Londres, resultado da pandemia do novo coronavírus que se vive por lá e por todo o Mundo.
Contudo, esta informação, segundo partilhou nas redes sociais Duarte Hipólito Carreira – um português a residir no Reino Unido , trata-se de «fake news» [em português: notícias falsas], não correspondendo, de todo, à realidade vivida naquele país.
Na sua página de Facebook, este português partilhou um vídeo em que comentava a reportagem transmitida na SIC e onde fazia reparos à mesma.
Na legenda do vídeo, Duarte referiu que todas as «mentiras» contadas neste vídeo têm como única intenção «semear o pânico». «Meus amigos, isto pode soar a conversa de teoria da conspiração mas andamos a levar lavagem cerebral! Até quando vamos continuar a permitir isto? Deixo-vos também o link para o vídeo original , de 2011, onde podem ser vistas imagens dos motins de Agosto desse ano», pode ler-se.
A revelação foi feita por este emigrante português na noite de sábado e só na manhã deste domingo, 22 de março, o canal de Paço de Arcos se pronunciou quanto ao sucedido. A SIC já reagiu e corrigiu o erro cometido, confirmando que as imagens transmitidas correspondiam a 2011. Na página de Facebook da SIC Notícias, lê-se:
«No Jornal da Noite de ontem[21 de março], a SIC referiu que teriam existido cenas de violência e confronto policial em Londres. Ora, essas imagens eram de 2011, sendo, portanto, uma informação errada. As nossas desculpas aos espectadores.»
Texto: Marisa Simões; Fotos: DR
LEIA MAIS
Covid-19: Vírus pode permanecer em superfícies até seis dias
Covid-19. 80% dos casos estão em tratamento domiciliário
Siga a Impala no Instagram