Daniel Bastos apresenta novo livro «Terras de Monte Longo»

Historiador Daniel Bastos apresenta em Portugal, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, o seu novo livro, intitulado «Terras de Monte Longo».

No passado sábado (16 de dezembro), o historiador Daniel Bastos apresentou em Portugal, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, o seu novo livro, intitulado Terras de Monte Longo.

LEIA MAIS: A primeiro foto de Dolores Aveiro com os gémeos e Alana Martina

A obra, uma edição trilingue (português, francês e inglês) foi concebida a partir do espólio de um dos mais aclamados fotógrafos portugueses da sua geração, José de Andrade (1927-2008), numa sessão que encheu-se de pessoas da região Norte de Portugal e da Galiza, e que esteve a cargo da reputada socióloga das migrações Maria Beatriz Rocha – Trindade.

Neste novo livro, prefaciado pelo consagrado fotógrafo franco-haitiano Gérald Bloncourt, e realizado com o apoio do Centro Português de Fotografia, instituição pública que assegura a promoção e valorização do património fotográfico nacional, Daniel Bastos esboça um retrato histórico conciso e ilustrado do interior norte de Portugal em meados dos anos 70.

Livro de Daniel Bastos constitui um «relevante contributo antropológico e histórico para a compreensão de uma época marcada por condições de vida duras e inúmeros trajetos ligados à emigração

Através de imagens até aqui inéditas, que José de Andrade captou nesse período em povoados rurais de Fafe, um território entre o Minho e Trás-os-Montes, o historiador e autor de livros sobre a emigração, aborda as memórias do passado, não muito distante, do Portugal profundo e rural na transição da ditadura para a democracia.

No decurso da sessão, Beatriz Rocha – Trindade, professora catedrática e investigadora que tem dedicado a sua vida ao estudo das Migrações, sustentou que o livro constitui um «relevante contributo antropológico e histórico para a compreensão de uma época marcada por condições de vida duras e inúmeros trajetos ligados à emigração, por que passaram as povoações rurais do interior norte de Portugal».

A edição da obra deveu-se em grande parte ao mecenato de empresas que partilham uma visão de responsabilidade social e um papel de apoio à cultura

Refira-se que estão previstas para o próximo ano várias sessões de apresentação do livro junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, e que a edição da obra deveu-se em grande parte ao mecenato de empresas que partilham uma visão de responsabilidade social e um papel de apoio à cultura. Com particular destaque para o grupo empresarial do comendador luso-canadiano Manuel da Costa, um dos mais ativos e beneméritos empresários portugueses em Toronto.

Outras notícias em destaque

Bebé nasce com coração fora do corpo e sobrevive contra todos os prognósticos
Bebé nasce com coração fora do corpo e sobrevive contra todos os prognósticos
Cristina Ferreira teve fim de semana animado. Ou não...
Cristina Ferreira teve fim de semana animado. Ou não…
Patrícia Candoso mostra a primeira imagem da filha, Maria Clara!
Patrícia Candoso mostra a primeira imagem da filha, Maria Clara!

Impala Instagram


RELACIONADOS