DGS deixa alerta para clínicas de diálise: É importante que separem doentes covid
Graça Freitas salientou que estes doentes são de risco e os casos graves, ou em que a sintomatologia o justifique, são reencaminhados para os hospitais.
Na conferência de imprensa diária, a ministra da Sáude foi questionada sobre o facto de uma clínica de diálise se manter aberta depois de diagnosticados casos de Covid-19. Graça Freitas começou por salientar que estes doentes são de risco e os casos graves, ou em que a sintomatologia o justifique, são reencaminhados para os hospitais.
«As clínicas têm indicações e procedimentos bem definidos para terem um circuito para doentes Covid e um circuito para doentes não-Covid. É importante que se separem aqueles que têm a doença, dos que não têm. Os casos graves estão internados nos nossos hospitais”, afirmou a ministra da Saúde. E acrescentou: «Essa clínica deve estar a seguir as normas da DGS».
LEIA DEPOIS
Covid-19: Marcelo quer permitir comemoração do Dia do Trabalhador embora com limites
Sobre o decreto de Marcelo Rebelo de Sousa que refere que as restrições ao direito de circulação deverão permitir a Comemoração do Dia do Trabalhador, o secretário de estado da Saúde afirma que o documento «vai ao encontro das diferentes medidas» que tem sido tomadas pela DGS. «Isto é um surto global, com grande dinamismo, e temos tomado medidas de acordo com a proporcionalidade do surto».
Também Graça Freitas frisou que a OMS já publicou os seis princípios básicos que devem ser levados em conta para o levamento das restrições pelos diferentes países. «Portugal tem um grupo de cientistas que avalia qual será a altura ideal para aliviar as medidas, quando será feito e quais os critérios a adotar. Temos de ver os padrões que melhor se adaptam ao nosso país».
Profissionais infetados
Portugal tem 2131 profissionais de saúde infetados com a Covid-19. «Um profissional de saúde que fique isolado por 14 dias, devido ao contacto próximo de um caso, não precisa de fazer teste, porque terá de fazer a quarentena, quer o teste desse positivo ou negativo», esclareceu Graça Freitas, frisando que devem fazer autovigilância.
Nas últimas 24 horas morreram, em Portugal, mais 30 pessoas vítimas da Covid-19, fazendo agora um total de óbitos de 629, desde o início da pandemia. Foram também registados mais 750 novos casos de infeção relativamente a quarta-feira, elevando para 18841 o número total de casos. De acordo com o Relatório da Direção Geral da Saúde, o número de casos recuperados é de 493.
Texto: Carla S. Rodrigues
LEIA MAIS
ASAE recebeu cerca de 4.500 denúncias, a maioria por preços especulativos
Covid-19. Adriana despediu-se do pai através de chamada telefónica
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram