Diabéticos em risco acrescido de contrair coronavírus. Quais os cuidados a ter
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal lançou um guia prático com as medidas de prevenção da infeção com o novo coronavírus destinado às pessoas com diabetes e aos seus cuidadores.
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lançou um guia prático com as medidas de prevenção da infeção com o novo coronavírus destinado às pessoas com diabetes e seus cuidadores. Segundo a APDP estes doentes enfrentam um risco acrescido quando lidam com infeções virais. «A população idosa, assim como pessoas com outras patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão e cancro, estão mais vulneráveis ao covid-19. É importante tranquilizar as pessoas com diabetes e seus cuidadores e esclarecer como pode ser prevenida esta doença infeciosa», afirma o presidente da associação, José Manuel Boavida, em comunicado.
LEIA DEPOIS
Coronavírus: Transportes públicos do Porto vão ter desinfeções diárias
Devem ter em casa medicação para um mês
Existem três milhões de pessoas com diabetes ou pré-diabetes, o que representa 40% da população portuguesa. «As pessoas com diabetes devem ter em casa medicação em quantidade suficiente para um mês, assim como material de autovigilância da diabetes e toda a medicação que toma habitualmente para outras condições. É ainda conveniente ter medicação para a febre, como paracetamol e ibuprofeno», aconselha a associação.
Se tem diabetes e vai viajar, a APDP recomenda que siga as medidas de higiene e de proteção respiratória para viajantes. Para mais informações contacte a Saúde 24: 808 24 24 24.
Conselhos:
– Mantenha-se hidratado;
– Controle a glicemia;
– Controle a temperatura;
– Se tem diabetes tipo1, controle os corpos cetónicos;
– Siga as recomendações da sua equipa de saúde.
LEIA MAIS
Coronavírus: Empresas têm mais 3 meses para primeiro Pagamento Especial por Conta
Proteção Civil chumba aeroporto no Montijo
Siga a Impala no Instagram