Angola negoceia empréstimo de 950 milhões de euros com o espanhol BBVA

O governo de Angola está a negociar com o banco espanhol Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) um empréstimo de até mil milhões de dólares (950 milhões de euros), revelou a agência de informação financeira Bloomberg, citando pessoas envolvidas no processo.

Angola negoceia empréstimo de 950 milhões de euros com o espanhol BBVA

O empréstimo, avança a agência, servirá para financiar investimentos públicos em várias áreas que fomentem a diversificação da economia para lá do petróleo, que continua a ser responsável por mais de 90% das exportações angolanas.

O acordo, que ainda não foi aprovado, não foi confirmado pelo BBVA, mas o governo angolano confirmou à Bloomberg que há uma proposta de financiamento de projetos com dinheiros públicos usando verbas de origem espanhola, sem avançou mais detalhes.

O empréstimo, a confirmar-se, surge num contexto de tentativa de diversificação das fontes de financiamento de Angola para lá da China, o maior credor internacional deste país africano lusófono que é o segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana.

Em 2014, o banco espanhol BBVA emprestou 500 milhões de euros para financiar contratos de exportação de produtores espanhóis, de acordo com o prospeto mostrado aos investidores no final do ano passado, que foi usado para preparar uma emissão de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros).

Em 2020, o BBVA emprestou novamente 500 milhões de euros para financiar contratos de exportação, segundo o mesmo documento, que é um relatório da atividade financeira e económica de Angola para convencer os investidores e apostarem no país.

O governo de Angola está, ainda segundo a Bloomberg, a reunir com investidores do Médio Oriente, Europa e Estados Unidos da América para “testar o sentimento dos investidores, sobre uma emissão que pode ir até dois mil milhões de dólares em dívida externa (Eurobonds) este ano, como revelou o ministro de Estado e da Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante a sua passagem por Davos, em janeiro.

MBA // ANP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS