Black Friday na origem de 5 mil sites falsos por semana

No maior dia de descontos do ano, o consumidor deve estar ciente dos perigos – cada vez mais sofisticados – à espreita.

Black Friday na origem de 5 mil sites falsos por semana

Com a aproximação da Black Friday – é já na próxima sexta-feira – a Check Point Software Technologies detetou, nos últimos 45 dias, um crescimento semanal de mais de cinco mil sites maliciosos relacionados com compras online. “Há milhões de sites maliciosos e, nas últimas semanas, encontrámos mais de 5.300 novos por semana”, clarifica Rui Duro, diretor-geral da Check Point Software Technologies em Portugal, em declarações ao Jornal de Notícias. “O cibercrime ataca quando há oportunidade e a Black Friday é uma altura em que mais pessoas procuram promoções online e estão vulneráveis”, alerta.

Sites mais conhecidos, como o da Amazon, ou marcas cobiçadas, como a Michael Kors, estão entre os que surgem replicados, com endereços muito semelhantes aos originais e ofertas de “descontos impossíveis, que deviam fazer desconfiar”. O que acontece a quem cai no engano? “Podem roubar as credenciais de acesso, nomeadamente à banca, instalar malware que permite roubar dados, fotos, fazer ramsonware [assumir controlo do computador e só devolver mediante pagamentos] e até roubar a identidade”, avisa o especialista.

Na Dark Net “há cada vez mais ofertas de emprego e de colaboradores, em Portugal, para organizações criminosas que têm uma grande capacidade de investimento e funcionam como verdadeiras empresas: têm o departamento de informática, o programador, o hacker, o criador de fraudes e até comerciais para vender os dados a terceiros”, explica.

Encomendas subiram 800% face a 2019

No ano passado, nota fonte do Kuanto Kusta, o aumento de pesquisas de produtos (num total de três milhões) não se concentrou só naquela sexta-feira de promoções, mas durou todo o mês de novembro. Este ano, os indicadores vão no mesmo sentido. O valor das compras é de tal ordem ampliado que “comparando o dia da Black Friday com a sexta-feira que antecipa o Natal, em 2020 registámos um aumento de mais de 400% em receitas e cerca de 500 mil visitas num dia.

“[Em 2020] As encomendas subiram 800% face à Black Friday de 2019, totalizando mais de 100 milhões de euros transacionados nas lojas presentes no mercado digital do Kuanto Kusta”, acrescentou a mesma fonte. A gestora da rede multibanco SIBS não divulga o valor global das vendas naquele dia, mas revela que o valor das compras na Black Friday de 2020 duplica o valor médio dos outros dias de novembro. Cada cartão que pagou compras nesse dia gastou, em média, 80 euros e os valores pagos com MB Way triplicaram online e quase sextuplicaram (5,7%) em lojas físicas. As compras online cresceram 27% na semana da Black Friday, desvenda a SIBS, que identifica maiores crescimentos da sexta-feira em causa nos setores de jogos, brinquedos e puericultura (3,3 vezes em valor), perfumaria e cosmética e moda e acessórios (ambas três vezes).

Impala Instagram


RELACIONADOS