Novo Jeep Cherokee para novas aventuras urbanas e off-road [vídeo]
O novo Cherokee evoluiu e está tão à vontade com as exigências da cidade moderna como nas aventuras fora dos caminhos já trilhados.
Herança rica, tecnologia avançada, qualidade artesanal e design premium uniram-se perfeitamente para criar o novo Jeep Cherokee, a evolução do SUV de dimensões médias de maiores capacidades que está tão à vontade com as exigências da cidade moderna como nas aventuras fora dos caminhos já trilhados. Exibindo uma nova e inconfundível estética, fiel ao ADN da marca, e tecnologia de utilização intuitiva, o novo Cherokee oferece maiores níveis de conforto, de conectividade, de segurança, de comodidade e de proteção.
A escolha certa para quem vive aventuras urbanas, procurando um veículo que ofereça conforto e funcionalidade, ao mesmo tempo que garante a capacidade off-road e um design diferenciado. Com uma gama de quatro avançados motores aliados a uma transmissão melhorada e altamente eficiente, com alternativa entre três sistemas de tração às quatro rodas e suspensões dianteira e traseira independentes, a evolução do Cherokee assegura uma extraordinária condução e um comportamento dinâmico que é um ponto de referência em termos de capacidades em off-road.
Na Europa, o novo Cherokee contará com um económico motor 2.2 MultiJet II turbodiesel com opção entre dois níveis de potência (150 e 195 cv) com transmissão manual de seis velocidades ou, respetivamente, com a otimizada caixa de velocidades automática de nove velocidades. A gama de motores completar-se-á no próximo ano com a introdução de novo motor de 2 litros de injeção direta sobrealimentado com quatro cilindros em linha, que debita cerca de 270 cv e proporciona performances notáveis e economia de combustível.
Em Portugal, o novo Jeep Cherokee terá disponíveis os níveis de equipamento Longitude, Limited e Overland, com preços desde 52 mil euros e será comercializado a partir de Outubro de 2018. A gama europeia do novo Cherokee completar-se-á, no próximo ano, com a introdução do Sport e da imparável versão Trailhawk.
Cherokee com design genuinamente Jeep
O exterior do novo Jeep Cherokee foi renovado para oferecer um aspeto mais moderno e uma estética inconfundível, fiel ao icónico estilo Jeep, projetando a personalidade premium do modelo. O design do exterior apresenta uma nova faixa, faróis dianteiros totalmente LED de série, luzes diurnas (DRL) e faróis de nevoeiro contornados por acabamentos brilhantes. O caraterístico capô em cascata dispõe de nova estrutura em alumínio leve e é separado dos guarda-lamas dianteiros, contribuindo ainda mais para o inconfundível estilo do Cherokee.
Do mesmo modo, uma nova estética contemporânea realça o perfil posterior do novo Jeep Cherokee com elementos redesenhados, criando um fluxo mais harmonioso em direção à traseira do veículo. Os grupos óticos traseiros mantêm-se como parte integral do grafismo das luzes, que incluem um subtil friso homogéneo de LED que envolve as luzes individuais de stop e os indicadores de direção. Por outro lado, a nova e redesenhada porta da bagageira, em material compósito leve, inclui uma barra de luz integrada com puxador em posição mais alta, para maior comodidade de utilização. Além disso, a porta da bagageira com abertura mãos-livres, disponível como opcional, é acionada passando o pé sob o para-choques para abertura.
Nova porta do depósito de combustível sem tampão.
Por fim, o novo Cherokee vai continuar a oferecer o prazer da condução a céu aberto com o opcional CommandView, teto de abrir de dois painéis que se estende desde o para-brisas até à traseira do veículo. A gama de série do Jeep Cherokee oferece cinco novas opções de jantes, incluindo uma alternativa de 19 polegadas premium em alumínio polido na versão Overland. Os clientes poderão ainda escolher entre 10 cores de carroçaria: Branco Bright, Preto Diamond, Vermelho Velvet, Cinzento Billet, Cinzento Granite Cristal, Brownstone Claro, Vermelho Firecracker Azul Hydro (as últimas duas exclusivas para o Cherokee Trailhawk) e duas novas cores, Verde Olive e Branco Pearl.
O renovado interior do Jeep Cherokee foi objeto de modernos e elegantes retoques, além de ter visto o conforto e a funcionalidade aumentados, graças a práticos compartimentos de arrumação e a nova tecnologia. Todas as versões do interior caracterizam-se pelo design elegante, pelas formas esculpidas à mão, por novos materiais de alta qualidade, pelo cuidado artesanal e pela atenção aos pormenores.
Tanto o condutor como os passageiros se aperceberão de imediato de elementos requintados e elegantes, como o moderno acabamento em Piano Black e Cromado Acetinado no rádio, nos bocais de ventilação e na moldura da alavanca de velocidades, criando um estilo harmonioso e personalizado. O botão do travão elétrico de estacionamento também foi colocado dentro da moldura da alavanca de velocidades para facilidade de manuseamento. Os comandos integrados da alavanca de velocidades estão montados no volante em todos os modelos equipados com transmissão automática de nove velocidades e com tração às quatro rodas.
LEIA MAIS: Lexus LC 500h – A imponência silenciosa
O painel de instrumentos reconfigurável dispõe de um ecrâ (TFT) com LED de 3,5″ em tons de cinza ou ecrã de 7″ a cores. O ecrã a cores de 7″ exibe informação que o condutor pode facilmente configurar – incluindo navegação guiada passo a passo, velocidade, economia de combustível em tempo real, alertas de segurança, Cruise Control Adaptativo Plus, informação áudio e elementos específicos da Jeep, como o sistema Selec-Terrain.
A consola central foi redesenhada para criar espaço adicional com o alargamento do porta-luvas dianteiro, perfeito para colocar smartphones e outros dispositivos perto da entrada USB integrada para fácil acesso aos serviços conectados. Também a capacidade da bagageira foi aumentada até 70 litros, levando a capacidade total de carga até um máximo de 570 litros, e oferecendo espaço adicional para arrumar facilmente equipamento para as aventuras de todos os dias.
Gama de motores de vanguarda
A gama de motores do novo Jeep Cherokee foi ampliada, apresentando várias opções para satisfazer as exigências e as preferências dos clientes. No âmago da oferta está o 2.2 MultiJet II turbodiesel com tecnologia Start&Stop, caraterizado por incrível flexibilidade e excelentes performances. Quando equipado com transmissão manual de seis velocidades, debita 150 cv de potência, 350 Nm de binário com configuração 4×2. Com a transmissão automática de nove velocidades, debita 195 cv, 450 Nm de binário e está disponível em configuração 4×4 e (pela primeira vez no Cherokee) também em configuração 4×2.
A arquitetura do 2.2 MultiJet II de quatro cilindros inclui dupla árvore de cames específica de 16 válvulas com cabeça em alumínio desenhada para suportar a maior pressão de funcionamento do sistema Common Rail com Pressão de Injeção Modulada, que opera a 2000 bar. O desenho dos pistões, ligando bielas e cambota, foi otimizado para reduzir o peso.
O formato da câmara de combustão e a reduzida taxa de compressão garantem baixas emissões de NOx e elevadas performances, enquanto os injetores de solenóide, pulverizam o combustível de forma optimizada para maior eficiência de consumo e funcionamento mais silencioso.
LEIA MAIS: Ford Ranger Raptor: a pick-up de aventura na sua máxima expressão
O motor está equipado com um novo turbocompressor de geometria variável, integrado no coletor de escape. Isto reduz o peso do motor e melhora a funcionalidade da ‘Redução Catalítica Seletiva no filtro’, sistema de tratamento dos gases de escape. Esta solução integra a funcionalidade da Redução Catalítica Seletiva com um substrato de um Filtro de Partículas Diesel, de modo a promover a redução de NOx, mediante a injeção de ADblue (o Redutor Catalítico Seletivo passivo sob o pavimento gere a passagem do amoníaco, dando continuidade ao processo de redução) e da redução de partículas, através da gestão de emissões.
Motor 2.2 respeita as normas Euro 6D-Temp
Os motores do Jeep Cherokee podem ser acoplados à atualizada transmissão automática de nove velocidades TorqueFlite, que utiliza novo software de controlo para otimizar a facilidade de condução, assegurar arranques agressivos, suavidade de débito de potência a alta velocidade e melhor eficiência de consumo. E, pela primeira vez num Cherokee, o modelo pode dispor de modalidade manual com patilhas de mudanças por trás do volante, para acrescido temperamento desportivo e conforto de condução (este elemento é de série em todas as versões de tração integral automática).
Superior desempenho em estrada
A suspensão dianteira independente com estrutura McPherson e a suspensão traseira independente multilink absorvem os obstáculos em estrada e em off-road, oferecendo excelente conforto aos passageiros. A suspensão dianteira dispõe de 17 cm (6,7″) de curso, enquanto a suspensão traseira oferece 19 cm (7,8″) de curso para melhor articulação. O chassi de alta resistência com predominância de material em liga e a superior rigidez de torção contribuem para uma condução mais suave e silenciosa e excelente comportamento dinâmico do novo Cherokee.
Capacidades do Jeep 4×4 imbatíveis
Disponível com tração dianteira ou tração integral, o novo Cherokee oferece a alternativa entre três inovadores sistemas 4×4, otimizados para imbatíveis capacidades 4×4 em todas as condições meteorológicas.
Jeep Active Drive I
Este sistema foi inteiramente redesenhado. Os engenheiros da Jeep empenharam-se em reduzir o peso e realçar a eficiência do Módulo de Tração Traseira (RDM) de última geração, que é completamente automático e oferece um funcionamento perfeito, com ou sem tração às quatro rodas e a qualquer velocidade. Isto resultou numa redução de peso de cerca de 8 quilogramas e uma redução de binário a baixa velocidade em cerca de metade, para poupar combustível. O Jeep Active Drive I, que não requer qualquer intervenção do condutor ou feedback, providencia correção para assegurar a estabilidade do veículo e melhora a resposta tanto em condições de sobreviragem como de subviragem.
O Active Drive I é um sistema de tração integral permanente que não exige qualquer ação do condutor. Em normais condições, envia todo o binário disponível para as rodas dianteiras, enquanto supervisiona a velocidade dos eixos dianteiro e traseiro. Se o sistema detetar que o eixo dianteiro está a rodar mais rapidamente do que o eixo traseiro, envia potência através da unidade de transferência de potência para o eixo traseiro até a velocidade estar igualmente distribuída, oferecendo um suplemento de capacidade, fácil de utilizar em todas as condições meteorológicas.
Jeep Active Drive II
O Active Drive II inclui todos os elementos do Active Drive I, mas acrescenta, graças à Unidade de Transferência de Potência de duas velocidades, uma gama selecionável de tração às quatro rodas, de baixa velocidade com relação de redução de 2,91:1 que permite melhor capacidade de ultrapassar subidas, além de notáveis capacidades de redução máxima da relação em condições de off-road severas. Este sistema inclui também Assistência em Descidas, que permite ao Cherokee fornecer controlo em declives em terrenos difíceis sem necessidade de intervenção do condutor sobre o pedal do travão.
Jeep Active Drive Lock
O Jeep Active Drive Lock inclui todos os elementos do Jeep Active Drive II e acrescenta bloqueio do diferencial traseiro, para melhor tração em relações de baixa velocidade para ultrapassar obstáculos e para percursos de off-road extremos. Este sistema só é montado nas versões Trailhawk, disponíveis na altura do lançamento só nos mercados fora da Europa. Nos mercados europeus, o nível de equipamento Trailhawk será proposto a partir do primeiro trimestre de 2019. O Jeep Active Drive Lock inclui também Selec-Speed Control – dispositivo que permite uma gama de velocidades selecionável pelo condutor entre 1 km/h e 9 km/h, ideal para passar sobre pedras, descer/subir inclinações extremas ou atravessar cursos de água.
Selec-Terrain
Todos os sistemas 4×4 do Cherokee 4×4 dispõem do conhecido sistema de tração Jeep Selec-Terrain com quatro modalidades (Auto, Snow, Sport e Sand/Mud). O nível de equipamento Trailhawk oferece ainda a modalidade Rock, para enfrentar as mais exigentes aventuras em todo-o-terreno.
Desconexão do eixo traseiro: disponível em todos os sistemas 4×4, este dispositivo proporciona reduzida perda de energia quando não é necessária a tração 4×4, beneficiando a economia de combustível. A desconexão do eixo traseiro muda na perfeição de tração dianteira para tração integral para uma gestão permanente do binário, não exigindo intervenção do condutor.
Tecnologia intuitiva com sistemas UconnectTMde quarta geração
O novo Jeep Cherokee propõe também os mais recentes sistemas UconnectTM, oferecendo elementos de comunicação, entretenimento e navegação projetados para realçar tanto a experiência de condução como o conforto a bordo.
Dependendo do nível de equipamento, o Jeep Cherokee pode ser equipado com o sistema UconnectTM de 7.0” ou UconnectTM de 8.4″ NAV, que incluem processador mais potente, resposta mais rápida e ecrã tátil com imagens em alta resolução. O sistema permite que o condutor controle muitos dos dispositivos de bordo, incluindo o ar condicionado e o sistema de áudio diretamente através do ecrã do UconnectTM. As versões Jeep Cherokee equipadas com sistema UconnectTM 7.0” ou 8.4” NAV incluem também ecrã tátil capacitivo a cores e funcionalidades Apple CarPlay e Android AutoTM.
As funções do novo sistema UconnectTM incluem ainda telefonemas mãos-livres, navegação e conversão de texto em voz para uma condução sempre segura, confortável e conectada. Estão também disponíveis opções de rádio integrado para permitir a condutor e passageiros ouvir rádio via Internet através de Bluetooth ou ligar às entradas USB ou AUX dispositivos pessoais compatíveis.
A navegação UconnectTM com indicações passo a passo é de série no UconnectTM 8.4 NAV e dispõe de sistema de comando de voz de uma só etapa. para que os clientes Jeep possam facilmente dizer o destino e iniciar a navegação.
Serviços Jeep UconnectTM LIVE disponíveis no UconnectTM 8.4 NAV
O sistema UconnectTM 8.4″ NAV do Jeep Cherokee também oferece serviços UconnectTM LIVE que permitem que os clientes vejam e monitorizem uma série de aplicações no ecrã do UconnectTM simplesmente ligando o smartphone ao veículo. A app UconnectTM LIVE pode ser descarregada em App Store ou em Google Play e instalada no smartphone do cliente. O UconnectTM 8.4” NAV do Cherokee oferece, de série, Navegação Conectada (TomTom Live). Entre os outros serviços Live estão incluídos música e rádio via Internet, notícias, informações e navegação com o serviço de informação de trânsito Live. Com o UconnectTM LIVE e através do ecrã tátil, os utilizadores podem ligar-se à rádio via Internet Tune In com mais de 100.000 estações de todo o mundo, à plataforma Deezer com mais de 35 milhões de músicas ou ao serviço noticioso mundial da Reuters.
Sistemas de segurança e proteção
O Jeep Cherokee foi concebido com uma completa oferta de elementos de segurança e proteção. O primeiro elemento notável de segurança é a plataforma Compact U.S. Wide (CUS-wide), que fornece uma resistente base e é 65% construída com aço de alta resistência. Os engenheiros acrescentaram-lhe, então, dispositivos de segurança ativa e passiva, incluindo oito airbags, câmara de estacionamento traseira com linhas guia, Controlo de Estabilidade Eletrónico (ESC), Mitigação Eletrónica de Capotamento (Electronic Roll Mitigation), Aviso de Colisão Frontal Plus com Reconhecimento de Peões com Travagem de Emergência, Monitorização dos Ângulos Mortos com Deteção de Veículos em Aproximação Traseira, Aviso Transposição de Faixa de Rodagem Plus, Assistência Avançada à Travagem e Limitador Ativo de Velocidade – todos de série em toda a gama europeia. Entre outros sistemas adicionais de segurança contam-se, nomeadamente, a Assistência ao Estacionamento em Paralelo e na Perpendicular e Cruise Control Adaptativo Plus com Stop & Go, standard nas versões Limited e Overland.
LEIA MAIS: 500X regressa ao futuro com novos motores e nova tecnologia
Os dispositivos de assistência ao estacionamento em paralelo ParkSense e na perpendicular Park Assist mantêm-se como um ponto a realçar no novo Jeep Cherokee. Utilizando sensores de estacionamento de ultrassons no para-choques, o sistema encontra um espaço de estacionamento disponível e orienta o veículo quando o condutor inicia a manobra de estacionamento. O sistema de orientação para estacionamento controla automaticamente o ângulo da direção e o condutor controla a posição da alavanca de velocidades, o travão e o acelerador. O estacionamento em paralelo é possível de qualquer lado da viatura. Durante o estacionamento na perpendicular, o veículo é orientado para o local. Adicionalmente, um novo dispositivo de alerta de distância lateral dá ao condutor maior consciência de objetos presentes nos lados, enquanto o veículo se move a baixa velocidade e numa sequência de estacionamento em paralelo.
O Cruise Control Adaptativo Plus com Stop & Go é importante pela sua capacidade de imobilizar completamente o veículo sem intervenção do condutor em determinadas condições. Sensores de radar e de vídeo identificam a localização dos veículos que se deslocam à frente do Jeep Cherokee. Os sensores também ajudam a assegurar que as viaturas estão separadas por uma distância determinada pelo condutor. Se a distância for drasticamente reduzida, o sistema ESC pode ativar de forma agressiva os travões da viatura para levar a uma imobilização total, mesmo que o condutor nunca toque no pedal do travão. Para retomar a viagem, o condutor só tem de pressionar um botão no volante ou carregar no acelerador.
O Aviso de Colisão Frontal Plus com travagem de emergência pedonal analisa alterações no espaço entre veículos quando o Adaptive Cruise Control Plus está inativo. Quando os sensores de radar e de vídeo detetam um obstáculo ou um peão à frente que se aproxima rapidamente, o sistema prepara os travões para uma travagem de emergência por parte do condutor. Caso o risco de colisão se mantenha, o sistema de segurança incrementa proporcionalmente a resposta com:
O Aviso de Transposição de Faixa de Rodagem Plus utiliza um sensor de visão baseado numa câmara para avaliar a posição do Jeep Cherokee na estrada. Se se verificar um desvio involuntário da faixa, determinado por mudança da trajetória sem ativação do indicador de direção, o sistema emite um aviso visual e um sinal tátil – uma subtil introdução de força pelo sistema de direção assistida elétrica (EPS). Se o condutor, involuntariamente, se desviar demasiado, o sistema transmite um segundo aviso visual.
O novo Jeep Cherokee foi projetado para ser conduzido com total tranquilidade, utilizando a mais avançada tecnologia para ajudar a manter os passageiros seguros e protegidos em todas as viagens.
Nova Gama Cherokee
Na Europa, a gama do novo Cherokee oferecerá três níveis de equipamento na altura do lançamento: Longitude, Limited e Overland.
O Jeep Cherokee Longitude acrescenta mais funcionalidade e estilo enriquecido, com retrovisores e puxadores das portas na cor da carroçaria, moldura da área de abertura do vidro e barras no teto prateadas, bancos em novo tecido premium, ar condicionado de duas zonas de comando automático da temperatura, entrada e ignição sem chave Keyless Enter-N-GoTM, sensores de estacionamento traseiros com câmara de Marcha Atrás Parkview e sistema de infoentretenimento UconnectTM de 7″ com ecrã tátil de alta definição com conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
Estilo premium e comodidades adicionais caraterizam o nível de equipamento Limited, oferecendo bancos dianteiros revestidos de pele Nappa de regulação elétrica e com aquecimento, tapete de revestimento da bagageira, painel de instrumentos configurável TFT de 7″ a cores, novas jantes premium de 18″ em alumínio pintado, sistema de navegação UconnectTM de 8,4″ polegadas de alta definição com suporte Apple CarPlay, tecnologia Android AutoTM e sistema de som premium. Igualmente de série são os novos sistemas de abertura elétrica da porta da bagageira com mãos-livres, Cruise Control Adaptativo Plus com função Stop & Go e sensores dianteiros de estacionamento.
O topo de gama Jeep Cherokee Overland traz ainda mais luxo para as aventuras de todos os dias e acrescenta, ao equipamento de série do Limited, novas jantes de 19″ em alumínio polido, faixas laterais da cor da carroçaria e teto de abrir elétrico de dois Painéis CommandView. O interior carateriza-se por bancos cuidadosamente revestidos de pele Nappa e com ventilação, modernas aplicações, tabliê envolto pele, volante com aplicações de madeira Zebrano com aquecimento e bancos traseiros também com aquecimento.
Mais de 90 Acessórios Originais Mopar
Para o novo Jeep Cherokee, a Mopar® – a marca da FCA de produtos e serviços pós-venda – desenvolveu uma coleção de mais de 90 acessórios únicos e exclusivos, perfeitamente em sintonia com as características estilísticas e técnicas do novo modelo. Os novos acessórios permitem uma total personalização, ainda mais completa, do interior e do exterior, oferecendo uma experiência de condução única, feita à medida dos diversos estilos de vida dos clientes.
Duas caraterizações, em particular, elevam as performances em off-road e o estilo urbano do modelo a novas alturas.
O pack off-road inclui autocolante para o capô, revestimento preto para os suportes dos retrovisores, proteção para a bagageira e tapetes em borracha para o pavimento. Máxima proteção garantida ainda pelas proteções laterais inferiores, da gama de Acessórios da Jeep® Performance Parts especificamente desenvolvida pela Mopar® para assegurar excelente desempenho em off-road. A personalização completa-se com o inconfundível emblema Jeep® Performance Parts.
LEIA MAIS: Novo coupé desportivo de luxo Lexus RC vê a luz do dia em outubro
Graças ao inovador processo da Mopar® Custom Shop, alguns acessórios, como as proteções laterais inferiores, podem ser configurados no veículo na altura da compra e instalados na fábrica de produção, com os mesmos elevados padrões de qualidade. Isto significa que a viatura é entregue no concessionário exatamente conforme especificado, pronta para ser entregue.
O pack urban, por sua vez, apresenta diversos acessórios cromados, incluindo capas dos retrovisores, revestimento dos puxadores das portas, proteções das soleiras das portas e tampas dos cubos das jantes com o logótipo Mopar, para um estilo único mesmo em cidade. E propõe ainda confortáveis tapetes em alcatifa e um prático organizador da bagageira.
Disponíveis ainda para o novo modelo atraentes jantes em liga leve de 17″ e de 18″. Além disso, o modelo pode ser equipado com uma variada gama de sistemas de transporte, que podem ser montados nas barras transversais amovíveis. Facilitando assim o transporte de bicicletas, canoas, esquis e pranchas de snowboard, além de ser proposta uma ampla gama de contentores de bagagem para o teto, à medida das exigências do cliente.
Mopar Connect: Maior Conexão, Melhor Proteção
O novo Jeep Cherokee pode ainda ser dotado de Mopar® Connect, o inovador conjunto de serviços de segurança, proteção e controlo à distância que pode ser configurado no veículo como opcional na altura da compra, mas que também está disponível como acessório do pós-venda.
O sistema Mopar Connect integra serviços UconnectTM LIVE e acrescenta novas funções, como assistência em viagem, em caso de acidente ou em caso de roubo, permitindo a localização da viatura. O sistema pode ainda ser usado para controlar as funções do veículo à distância, como enviar um alerta se a viatura exceder um determinado limite de velocidade ou se sair de uma zona previamente delimitada num mapa.
Por fim, o Mopar Connect também permite que os utilizadores localizem facilmente o sítio onde estacionaram o veículo e que consultem informação sobre o estado do mesmo, como nível de combustível ou carga da bateria, no respetivo smartphone.
LEIA MAIS: Sara Bravo é a nova diretora de Relações Externas da Fiat Chrysler Automobiles Portugal
Siga a Impala no Instagram