Cofina espera que a compra da TVI esteja concluída no início de 2020
A Cofina espera que a compra da TVI esteja concluída no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com uma apresentação da operação aos investidores a que a Lusa teve hoje acesso.
Segundo o documento, a Cofina refere que a transação deve «ser concluída no primeiro trimestre de 2020». Em 21 de setembro, a dona do Correio da Manhã anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, grupo que detém a TVI, valorizando a empresa (‘enterprise value’) em 255 milhões de euros.
LEIA DEPOIS
Cofina compra TVI: «a transação está sujeita a certas condições»
«A transação está sujeita a certas condições», em particular a aprovação dos reguladores e a realização de um aumento de capital da Cofina. No dia 1 de outubro, a dona do Correio da Manhã anunciou que tem perspetivado um aumento de capital de 85 milhões de euros, destinado ao financiamento parcial da compra da participação da Prisa na Media Capital.
A Cofina espera financiar a operação de compra com 220 milhões de euros de dívida (‘debt financing’) e 85 milhões de euros do aumento capital. Segundo a empresa, 50 milhões de euros de fundos captados serão utilizados para pagar os custos da transação e refinanciar a dívida líquida da Cofina. Além disso, metade do aumento de capital será garantido pelos acionistas principais.
Assim, o núcleo ‘duro’ acionista da Cofina «irá manter mais de 50% do capital [da empresa] depois do aumento do capital», refere o documento.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram