Costa Silva admite imposto sobre lucros inesperados das empresas

O Governo admite considerar um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas devido aos aumentos dos preços, disse hoje o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Costa Silva admite imposto sobre lucros inesperados das empresas

“Em primeiro lugar, não podemos hostilizar as empresas, mas o que vamos fazer é falar com elas e provavelmente considerar um imposto sobre lucros, um ‘windfall tax’ [taxa de imposto sobre lucros que resultam de ganhos inesperados de empresas ou setores específicos], para os lucros aleatórios e inesperados que estão a ter”, disse António Costa Silva, durante o debate sobre o programa do XXIII Governo Constitucional, que decorre na Assembleia da República.

Para ler depois
UE adota quinto pacote de sanções que inclui embargo a carvão russo
A UE adotou hoje o quinto pacote de sanções à Rússia pela sua contínua agressão militar contra a Ucrânia e “atrocidades”, que contempla a proibição de importação de carvão, madeira e vodka (… continue a ler aqui)

O ministro da Economia e do Mar respondia às questões de Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, sobre se o Governo iria agir relativamente às margens das empresas de energia e das “empresas de retalho que estão a aumentar os preços”. “Estamos a acompanhar [os preços da energia] evidentemente com muita preocupação. Já passámos por muitas outras crises como a dos anos 70. Temos aqui quase uma reprodução dessa crise com tudo o que ela tem de impacto na vida das pessoas”, afirmou.

Impala Instagram


RELACIONADOS