Deco denuncia Vueling ao regulador por cobrar para devolução de taxas aeroportuárias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) denunciou a companhia aérea Vueling à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) por cobrar uma taxa pela devolução das taxas aeroportuárias em caso de não utilização do bilhete, anunciou hoje.

Deco denuncia Vueling ao regulador por cobrar para devolução de taxas aeroportuárias

“Conforme se prevê nas condições de transporte da Vueling, o passageiro que não tenha utilizado o seu bilhete tem a opção de obter o reembolso das taxas aeroportuárias, mas a transportadora reserva-se no direito de aplicar uma taxa de gestão com o valor máximo de 15 euros, e a recusar, nesse sentido, o reembolso quando o montante das taxas seja inferior”, referiu a DECO, em comunicado.

A associação pediu também à ANAC e à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que verifiquem a aplicação de uma taxa semelhante pela Ryanair, que, apesar de não cobrar com o bilhete encargos de aeroporto e segurança, “informa os passageiros que podem solicitar o reembolso integral de quaisquer taxas governamentais que tenham suportado, pagando uma taxa governamental administrativa de reembolso definida pela companhia”.

A associação explicou que, nos casos em que um bilhete comprado não é utilizado, o cliente pode não ser reembolsado, uma vez que as regras de reembolso dependem da tarifa contratada, mas as taxas aeroportuárias, frequentemente cobradas com a compra e apenas exigidas em caso de embarque, devem ser reembolsadas.

A Deco considera que a cobrança de uma taxa para exercer o direito de reembolso é uma prática abusiva e um entrave à devolução daqueles valores, tendo, por isso, pedido à ANAC a adoção de medidas que salvaguardem os interesses dos consumidores.

MPE // CSJ

By Impala News / Lusa

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