Depósitos de particulares sobem em março para 192.622 ME
O ‘stock’ de depósitos de particulares aumentou 5,9% em março, para 192.622 milhões de euros, apesar da taxa de variação anual desacelerar pelo quinto mês consecutivo, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Apesar desta subida, calculada através da taxa de variação anual (tva) — que exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas — houve uma descida em cadeia de 182 milhões de euros.
Esta foi o quinto mês consecutivo de descidas da tva dos depósitos, depois da taxa de 8,4% de outubro.
Para esta subida em cadeia contribuíram os aumentos de 472 milhões de euros dos depósitos a prazo, parcialmente compensada pelo aumento de 289 milhões de euros de responsabilidades à vista, constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem.
No final de março, as responsabilidades à vista somavam 80.564 milhões de euros, contra 112.058 milhões de euros em depósitos a prazo, que incluem depósitos com prazo acordado e depósitos com pré-aviso.
Entre as empresas, o total depositado nos bancos residentes no final de fevereiro era de cerca de 69.500 milhões de euros, mais 811 milhões de euros do que em fevereiro e traduzindo-se numa tva de 8,1% – inferior à de 8,8% registada em fevereiro.
JO // CSJ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram