Descontos com desvio de 1,6% na gasolina e 0,6% no gasóleo

Os preços dos combustíveis de venda ao público, com desconto, apresentaram um desvio de 1,6% na gasolina e de 0,6% no gasóleo face ao preço eficiente, que é determinado pelo regulador, foi hoje anunciado.

Descontos com desvio de 1,6% na gasolina e 0,6% no gasóleo

Na semana de 25 a 31 de julho, o preço eficiente antes de impostos é de 1,132 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,227 para o gasóleo simples. Após impostos, este valor sobe para 1,954 euros por litro e 1,919 euros por litro, respetivamente, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples. Em comparação com a semana anterior, “no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG [Direção-Geral de Energia e Geologia], a gasolina 95 simples apresentou um desvio de — 1,6% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -0,6%”, lê-se no Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

OE2022: DGO divulga hoje a execução orçamental até junho
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese da execução orçamental até junho, após em maio ter registado um défice, em contabilidade pública, de 411 milhões de euros, o que traduz uma melhoria homóloga de 5.183 milhões de euros (… continue a ler aqui)

Segundo o mesmo documento, em termos absolutos, estas estimativas fixam-se em –3,3 cêntimos por litro no caso da gasolina 95 simples e em –1,2 cêntimos por litro de gasóleo simples abaixo do preço eficiente, valor médio mensal determinado pela ERSE. O preço eficiente resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência dos respetivos fretes marítimos, logística primária, sobrecustos de incorporação de biocombustíveis e a componente do retalho mais os respetivos impostos. O regulador energético ressalvou que, se tivesse sido considerado, na semana anterior, o índice que exclui produtos de origem russa no gasóleo simples, adotado a partir desta semana, o preço eficiente seria de 1,985 euros por litro.

“Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,0% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 3,1% acima do preço eficiente”

Neste caso, a média dos preços de venda ao público anunciados estaria em 0,4 cêntimos por litro abaixo do preço eficiente. Já os preços com desconto apresentariam um desvio de –7,6 cêntimos por litro abaixo do preço eficiente. Nesta semana, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos esteve dois cêntimos por litro acima do preço eficiente no caso da gasolina simples e 6,1 cêntimos por litro no que diz respeito ao gasóleo simples. “Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,0% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 3,1% acima do preço eficiente”, detalhou.

Impala Instagram


RELACIONADOS