Fitch volta a subir ‘ratings’ do banco Montepio
A Fitch voltou a subir os ‘ratings’ do banco Montepio, com os depósitos a passarem para o nível de investimento, em BBB-, e a dívida sénior não garantida a fixar-se agora em BB+, com uma perspetiva estável, adiantou a instituição.
Num comunicado, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco informou que “a agência de notação financeira Fitch Ratings (Fitch) subiu o ‘rating’ dos depósitos (Long-Term Deposits) do Banco Montepio para o nível de investimento (investment grade) de BBB- e o da dívida sénior não garantida (senior preferred) para BB+, mantendo a perspetiva estável (Outlook Stable)”.
De acordo com o Montepio, “esta é a quarta subida consecutiva do ‘rating’ da Fitch nos últimos vinte e quatro meses, num total de seis níveis”.
Paralelamente, indicou, em alta foram também revistos outros ‘ratings’ de longo prazos, como o “intrínseco do emitente (VR, Viability Rating) de bb para bb+”, o de “longo prazo (LT IDR, Long Term Issuer Default Rating) de BB para BB+” e da “dívida sénior não preferencial (Senior non-preferred) de BB- para BB”.
A instituição financeira destacou que, segundo a Fitch, “a subida das notações de risco reflete o sucesso das medidas de gestão implementadas pelo Banco Montepio e o reforço do modelo de negócio, que beneficiou de uma redução significativa do risco no balanço”, incluindo através da diminuição “expressiva dos ativos não produtivos”, a par da “solidez dos indicadores de capital e de uma melhoria estrutural da rendibilidade”.
A agência destacou, segundo o Montepio, “a melhoria do perfil de financiamento” do banco, demonstrada pelas “emissões de dívida realizadas através de ofertas públicas no mercado no corrente ano, num contexto de maior confiança dos investidores devido à evolução positiva dos indicadores financeiros”.
ALN // MSF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram