Governo australiano investiga problema de cibersegurança com a Ticketmaster
O Governo australiano anunciou que o gabinete de cibersegurança está “em contacto” com o grupo norte-americano Ticketmaster, depois de piratas informáticos terem alegadamente acedido aos dados de 560 milhões de clientes.
“O gabinete nacional de Cibersegurança está em contacto com a Ticketmaster para entender o problema”, declarou em comunicado um porta-voz do Governo.
De acordo com uma captura de ecrã amplamente divulgada nas redes sociais, o grupo de piratas informáticos ShinyHunters publicou provas da invasão na ‘dark web’, a parte menos acessível da Internet, alegando ter roubado os dados pessoais de 560 milhões de clientes.
Os cibercriminosos exigiram um resgate de 500 mil dólares (cerca de 460 mil euros), descrevendo-o como uma “venda excecional”, segundo a mensagem.
A Ticketmaster, sediada na Califórnia, opera uma das maiores plataformas de venda de bilhetes online do mundo.
Este alegado ataque surge numa altura em que a Ticketmaster é alvo de um processo judicial lançado pelas autoridades norte-americanas.
Na semana passada, o departamento de Justiça dos EUA entregou uma intimação ao gigante dos espetáculos ao vivo Live Nation Entertainment, acusando-o de práticas anticoncorrência na organização de concertos e na venda de bilhetes através da filial Ticketmaster.
As práticas de preços da Ticketmaster, com elevadas taxas e a falta de alternativas, são há muito uma questão política nos EUA, e pouco tem sido feito para abrir o mercado a maior concorrência.
A Ticketmaster argumentou que não existe fundamento para esta ação judicial, que diz ser o resultado de “uma intensa pressão política e de uma campanha de ‘lobbying’ por parte de rivais e revendedores de bilhetes”.
CAD // VQ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram