Governo moçambicano baixa preço da gasolina e do gás comprimido
O Governo moçambicano baixou o preço da gasolina de 89 cêntimos o litro para 87 cêntimos o litro e o do gás comprimido, de 42 cêntimos para 41 cêntimos.
O Governo moçambicano baixou o preço da gasolina de 62,72 meticais o litro (89 cêntimos) para 61,12 meticais o litro (87 cêntimos) e o do gás comprimido, de 29,75 (42 cêntimos) para 29,39 meticais (41 cêntimos).
Num comunicado que distribuiu hoje à imprensa em Maputo, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) refere que os novos preços têm efeito a partir de quarta-feira e que a medida mantém os preços dos restantes combustíveis usados no país.
Nesse sentido, o litro do gasóleo mantem-se nos actuais 56,43 meticais (80 cêntimos), o petróleo de iluminação nos 44,73 meticais (64 cêntimos) e o gás doméstico (GPL) nos 70,11 meticais o quilo (90 cêntimos).
O MIREME assinala que o preço do barril do crude tem vindo a subir de forma considerável no mercado internacional nos últimos seis meses.
Em junho, o barril de crude situava-se nos 47,58 dólares e hoje ronda os 63,56 dólares, refere a nota.
“Pese embora a subida gradual que se tem verificado no mercado internacional, o Governo continuará, como tem sido sua política, a proteger os setores mais necessitados, nomeadamente o transporte coletivo público e privado de passageiros, agricultores, a geração de energia nos distritos e a pesca artesanal”, destaca o MIREME.
A nota acrescenta que a atualização dos preços de combustíveis no país resulta do imperativo legal de que a revisão do tarifário no setor deve ser feita numa base mensal.
Siga a Impala no Instagram