Mais de 60% dos portugueses planeia fazer compras online na Black Friday
Black Friday chega em novembro com promoções em vários produtos, nomeadamente tecnologia e retalho. Eletrónicos, roupas, bens para o lar e livros são os principais produtos que os portugueses mais querem comprar.
Com o aproximar de dois dos mais importantes dias para os fãs de compras online – a Black Friday e a Cyber Monday –, um estudo pedido pela Adsmovil revelou que grande parte dos consumidores portugueses planeia aderir às promoções nas duas datas. Um questionário levado a cabo pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser muito provável, provável ou quase certo fazer compras online a 25 de novembro, data conhecida por Black Friday, enquanto 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday, que se assinala a 28 de novembro.
Eletrónicos (30%), roupas (30%), bens para o lar (22%) e livros (19%) são os principais produtos que os portugueses mais tencionam comprar durante este período, sendo que 41% prefere encomendar online e receber em casa as respetivas compras e apenas 32% pretendem visitar lojas físicas. Publicidade digital influencia a decisão de compra dos portugueses na Black Friday e Cyber Monday. O smartphone é cada vez mais o meio preferido dos portugueses para compras online, com 61% dos inquiridos a admitir que apenas faz compras online com o telemóvel, enquanto 40% admite que usa o smartphone pelo menos uma vez por semana para fazer compras.
Maioria assume que anúncios podem ter influência
Cerca de 45% dos consumidores afirma ainda que compra um produto depois de ver um anúncio sobre o mesmo e 34% dos inquiridos admite que foi através da publicidade digital que descobriu boas oportunidades de compra na Black Friday e Cyber Monday em anos anteriores. Desta forma, a maioria (51%) dos inquiridos assume que os anúncios podem ter alguma influência na decisão de compra durante este período, enquanto 29% não tem dúvidas e confessa que os anúncios influenciam fortemente a decisão de compra e onde é que gasta dinheiro.
No entanto, destacam-se ainda algumas preferências relativamente à publicidade digital entre os portugueses. 59% dos consumidores diz preferir quando um anúncio lhes concede algum desconto ou cupão e 40% prefere que esta publicidade seja apresentada em forma de vídeo. De facto, 53% dos inquiridos admite comprar o produto diretamente caso se depare com um anúncio de algo que seja do seu interesse.
Os cuidados a ter para evitar fraudes na Black Friday
Na Black Friday, o maior dia de descontos do ano, o consumidor deve estar ciente dos perigos – cada vez mais sofisticados – à espreita. Conheça algumas dicas para evitar ser burlado. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram