500X regressa ao futuro com novos motores e nova tecnologia
O novo 500X anuncia-se como um «regresso ao futuro com novos motores e nova tecnologia». O crossover italiano da Fiat distingue-se pela estética, pela tecnologia e pelos motores renovados.
Disponível a partir de outubro, com preço de lançamento a partir de 22.500 euros, o novo crossover italiano 500X da Fiat, além de estética, tecnologia e motores renovados, distingue-se ainda pela renovação exterior, com faróis dianteiros totalmente LED e novo interior dentro do melhor estilo 500. Os motores turbo a gasolina de três ou de quatro cilindros de nova geração são até 20% mais eficientes e até 20% mais silenciosos do que os turbodiesel homólogos com o mesmo nível de performances.
A condução traz ajudas de série em todas as versões como reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de velocidade e de transposição de faixa. O 500X vem ainda equipado com Uconnect 7″ HD LIVE com ecrã tátil, garantindo total integração com o smartphone, graças às funções Apple CarPlay e Android AutoTM.
Nova gama com duas variantes de carroçaria e três níveis de equipamento
O Fiat 500X foi portanto atualizado, tanto no interior como no exterior, com nova estética e nova tecnologia, de modo a satisfazer as mais recentes exigências de mobilidade num segmento em rápido crescimento e em que o 500X já conquistou posição de liderança em Itália e na Europa, onde mantém firme posição entre os cinco recordistas de vendas no seu segmento desde 2016.
O 500X oferece exterior inteiramente renovado com novos grupos óticos com LED e faróis dianteiros totalmente com LED e interior actualizado, que sublinha ainda mais a sua inconfundível identidade 500, oferecendo, simultaneamente, mais funcionalidade e conforto. Além disso, oferece, pela primeira vez num Fiat, uma família completamente nova de motores de três e quatro cilindros que garante prazer de condução e eficiência de consumo melhorada até 20% em comparação com os motores a gasolina precedentes, além de silêncio de funcionamento surpreendentemente superior em 20% em relação aos motores turbodiesel homólogos.
A experiência de condução é tão agradável, confortável e segura como sempre, sendo os novos sistemas de assistência à condução oferecidos de série em todas as versões. O sistema de reconhecimento automático de sinais de trânsito aliado ao Alerta de Velocidade permite que os condutores evitem ultrapassar os limites de velocidade, adaptando, com um simples clique, a velocidade da viatura em função da informação lida nos sinais de trânsito que se encontram ao longo da estrada, enquanto o Aviso de Transposição de Faixa ajuda a manter a viatura na respetiva faixa, sistema este a utilizar em autoestrada.
Design do 500X renovado, para funcionalidade e personalidade em puro estilo 500
Inconfundível expressão do melhor design Fiat, o novo 500X evoluiu para se tornar ainda mais moderno e funcional, introduzindo novos conteúdos concebidos para proporcionar conforto e segurança, com atenção aos detalhes e ao típico estilo da família 500.
Entre os conteúdos novos mais interessantes estão os novos grupos óticos com LED. As novas luzes diurnas e os grupos óticos traseiros com LED são de série e transmitem uma estética ainda mais moderna, perfeitamente em sintonia com os mais recentes elementos de estilo introduzidos na família 500.
Como opcional, estão disponíveis os novos faróis dianteiros com tecnologia totalmente LED, elaborados em parceria com a Magneti Marelli, que, além do inconfundível estilo 500, asseguram iluminação mais potente, sendo 20% mais luminosos do que os faróis de Xénon propostos no modelo precedente.
A visibilidade foi consideravelmente melhorada e o consumo de energia é cinco vezes inferior ao das tradicionais luzes de halogéneo. Além disso, reduzem a fadiga ocular, graças à iluminação similar à luz do dia, além de cobrirem uma área de visão mais ampla: à velocidade de 90 km/h, por exemplo, os obstáculos são visualizados até quatro segundos mais cedo do que com as normais lâmpadas de halogéneo.
Por fim, um dos principais elementos de design do modelo é a elegante assinatura de alta tecnologia com LED em torno do módulo dos faróis, conferindo à frente no Novo 500X uma identidade visual nítida e inconfundível. Sem esquecer os grupos óticos traseiros com LED que os tornam ainda mais singulares e reconhecíveis, além de aumentarem a respetiva visibilidade e, assim, proporcionarem mais segurança em estrada.
LEIA MAIS: Ford Ranger Raptor: a pick-up de aventura na sua máxima expressão
A nova versão Urban caracteriza-se pelo novo design dos para-choques dianteiro e traseiro, enquanto as versões Cross e City Cross dispõem de novas proteções off-road para confirmarem a sua audaciosa identidade. O novo design exterior reafirma as duas personalidades do modelo, uma mais urbana, para evoluir facilmente no trânsito citadino graças às dimensões compactas e à posição de condução alta, e outra mais Cross, para enfrentar aventuras fora de portas, também com tração à quatro rodas.
Compacto exteriormente e espaçoso no interior, oferece um ambiente amplo e protetor, enriquecido com a extensiva utilização de materiais premium, acabamentos de alta qualidade e práticos compartimentos de arrumação. Um interior confortável, em inconfundível estilo italiano, com escolha entre sete alternativas de estofos, criadas através da combinação de diferentes tipos de tecido, pele, acabamento e cores, vasta gama de configuração dos bancos e espaçosa bagageira.
Uma das principais inovações é o posto de condução completamente renovado, com novo painel de instrumentos com grafismos de leitura ainda mais fácil, além do novo volante anatómico para assegurar uma melhor posição e a perfeita aderência das mãos do condutor, com revestimento em pele Techno premium e comandos do rádio para assegurar uma condução segura em todas as situações. O ergonómico habitáculo contribui para uma experiência confortável e relaxada, também graças à colocação dos controlos em local de fácil alcance, à posição da alavanca de velocidades e ao prático apoio de braços.
O painel de instrumentos mantém a configuração de três elementos circulares, no melhor estilo 500, exemplo de perfeita união entre estética vintage e a mais moderna tecnologia. Lateralmente estão colocados dois mostradores analógicos com velocímetro e conta-rotações, enquanto o mostrador TFT de 3,5”, reconfigurável e situado ao centro, fornece ao condutor as informações mais importantes de um modo simples e claro.
Motores a gasolina de última geração para performances no topo da categoria
O novo 500X é o primeiro modelo Fiat a adotar a inovadora família de motores turbo, projetada para oferecer o correto equilíbrio entre performances e prazer de condução dos melhores motores turbodiesel (20% mais silenciosos) e assegurar eficiência de consumo 20% superior em comparação com os precedentes motores a gasolina.
Homologados Euro 6/D-TEMP e equipados com Filtro de Partículas de Gasolina (GPF), os novos motores turbo Firefly são resultado de mais de 75 mil horas de testes virtuais, 60 mil horas de testes reais fora da viatura e 5 milhões de quilómetros percorridos em estradas de todo o mundo, que confirmam a sua robustez e fiabilidade.
Desenvolvido a partir de uma estrutura modular com cilindro de 0,33 litros, a nova gama de motores turbo a gasolina inclui unidade de três cilindros com 1 litro de capacidade, que debita 120 cv de potência e 190 Nm de binário máximo, acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades e tração dianteira, e uma unidade de quatro cilindros de 1,3 litros com 150 cv e 270 Nm de binário, neste caso com transmissão automática de seis velocidades com dupla embraiagem DCT e tração dianteira.
A sua arquitetura específica garante eficiência, modularidade, elevado grau de uniformização de componentes e de processo de produção, flexibilidade e disponibilidade para futuros desenvolvimentos. Os novos motores são totalmente construídos em liga de alumínio, assegurando leveza imbatível (a versão de três cilindros pesa apenas 93 kg), enquanto o bloco de cilindros, desenvolvido em parceria com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão, com arquitetura com travessa de suporte para a melhor combinação entre condução, peso e desempenho estrutural.
LEIA MAIS: Novo Seat Ibiza com alma cada vez mais alemã
As muitas características técnicas inovadoras contribuem para melhorar as performances e maximizar o conforto de condução, como, por exemplo, a injeção direta de gasolina para maximizar a eficiência volumétrica e a baixa inércia do turbocompressor controlado por um atuador wastegate comandado eletricamente que, combinado com um módulo do turbocompressor arrefecido a água diretamente no coletor de admissão, assegura uma resposta mais rápida na fase transitória e pronta aceleração. Outro inovador elemento dos novos motores Turbo é a introdução da terceira geração da exclusiva tecnologia MultiAir (denominada MultiAir III), que otimiza ainda mais a eficiência de combustão através do contínuo controlo da abertura das válvulas de admissão e da fase: graças a perfis específicos dos cames de admissão e escape, é melhorada a eficiência a baixa carga ao reciclar os gases de escape através da abertura antecipada das válvulas de admissão. Quando é exigida mais potência, a tecnologia MultiAir III reduz a taxa de compressão real atrasando o fecho das válvulas, controlando a detonação e melhorando substancialmente a eficiência do consumo, mesmo nos regimes mais altos.
Tranquilidade e segurança ao volante com os mais inovadores sistemas de assistência à condução
Para além de estilo, riqueza de conteúdos e notável conforto, o renovado 500X responde às exigências dos condutores que procuram sistemas de assistência à condução e conectividade, oferecendo uma experiência de condução excitante, confortável e segura. Significativamente, os dois novos sistemas são oferecidos como conteúdos de série em todas as versões.
Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que lê os sinais presentes na estrada, e Alerta de Velocidade, que permite aos condutores adaptarem a velocidade aos sinais lidos ao longo do percurso, de modo a não ultrapassar os limites de velocidade. O Aviso de Transposição de Faixa, sistema automático que controla o desvio da faixa de rodagem, também é de série, enquanto o equipamento opcional inclui o Sistema de detecção dos Ângulos Mortos, Cruise Control Adaptativo (ACC), que adapta a velocidade da viatura ao trânsito e a distância em relação ao veículo da frente, e Travagem de Emergência Autónoma.
Gama completa para todas as necessidades de mobilidade
A gama compreende três versões nos principais mercados da Região EMEA: Urban, a interpretação mais cosmopolita do modelo Fiat; City Cross, para se libertar do trânsito quotidiano; e 500X Cross, o topo de gama, para empreender excitantes aventuras mesmo com neve ou em estradas enlameadas. A oferta é composta por cinco motores, duas alternativas de tração (dianteira ou integral) e quatro tipos de transmissão (manual de cinco ou seis velocidades, automática DTC de seis relações e automática de nove velocidades).
Os clientes podem ainda escolher entre 14 cores: além das novas opções Branco Pearl tricamada e das novas alternativas metalizadas Azul Italia e Verde Techno, a oferta inclui as cores metalizadas Azul Jeans, Azul Venezia, Cinzento Argento e Cinzento Moda, as cores pastel Branco Gelato, Preto Cinema, Bege Cappuccino e Vermelho Passione, as cores mate Azul Matt Jeans e Verde Matt Alpi, e a cor tricamada Vermelho Amore. A oferta completa-se com jantes disponíveis em sete desenhos (de 16”, 17″ ou 18”) e várias configurações internas.
LEIA MAIS: Lexus LC 500h – A imponência silenciosa
Em pormenor, a gama começa no nível de equipamento Urban, que representa uma excelente alternativa às viaturas do segmento C, pois oferece melhor relação conteúdo/preço em termos de equipamento. Basta dizer que o equipamento de série da versão mais cosmopolita inclui luzes diurnas e luzes traseiras com LED, novo volante revestido a pele Techno, novo painel de instrumentos com mostrador monocromático de 3,5’’ TFT e duas entradas USB, ar condicionado de comando manual, Cruise Control, travão de estacionamento elétrico e banco traseiro fracionado 60/40. O equipamento conta ainda com os novos sistemas de assistência à condução Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Alerta de Velocidade, além do Alerta de Transposição de Faixa, 6 airbags (dianteiros, de janela e laterais) e ESC (Controlo de Estabilidade Eletrónico).
A segunda interpretação do 500X é o City Cross, que se distingue pelas novas proteções off-road nos pára-choques dianteiros. A estética off-road é ainda realçada pelas jantes em liga leve de 16”, pelos acabamentos cromados acetinados e pelo revestimento dos retrovisores na cor da carroçaria. De série também os faróis de nevoeiro dianteiros, o tabliê da cor da carroçaria, o sistema Uconnect de 7” com integração com Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto com rádio digital DAB.
A terceira e última interpretação do modelo é o Novo 500X Cross, a versão topo de gama, que inclui jantes em liga leve de 17″, barras no teto e vidros escurecidos, além do equipamento off-road específico da versão precedente. No interior, este nível de equipamento distingue-se pelo sistema Uconnect 7” com sistema de navegação, integração com Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto. Igualmente de série são o ar condicionado de comando automático, os sensores traseiros de estacionamento, a câmara traseira de estacionamento e o sensor de luminosidade. Por fim, com os muitos packs específicos disponíveis, os clientes podem personalizar ainda mais a sua viatura, economizando mais em comparação com a aquisição de opcionais separadamente.
Siga a Impala no Instagram