Pesquisas dos portugueses na Google para comprar online mais que duplicaram até julho
As pesquisas dos portugueses no motor de busca Google sobre “comprar ‘online'” mais do que duplicaram entre janeiro e julho, face a igual período do ano passado, impulsionadas pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o Google Trends.
As pesquisas dos portugueses no motor de busca Google sobre “comprar ‘online'” mais do que duplicaram entre janeiro e julho, face a igual período do ano passado, impulsionadas pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o Google Trends.
“O impacto da pandemia no comportamento dos consumidores está a refletir-se também no comportamento das pesquisas verificando-se que as pesquisas dos portugueses no motor de pesquisa Google sobre comprar ‘online’ cresceram 2,2 vezes em Portugal” nos primeiros sete meses do ano, refere a tecnológica, em comunicado.
De acordo com o Google Trends, “os portugueses estão a passar mais o seu tempo ‘online’ e os comportamentos e os hábitos dos consumidores portugueses têm vindo a alterar-se, sendo estes também visíveis também nos comportamentos de pesquisa face ao ano anterior”.
Por exemplo, “nos últimos 12 meses, pesquisas por videochamadas, ‘o que fazer em casa’, ‘cursos online’ e ‘receitas online’ tiveram um pico de interesse entre os meses de março e abril”.
De acordo com o estudo McKinsey & Company “Covid-19 Portugal Consumer Pulse Survey”, citado pelo Google Trends, “os consumidores portugueses estão mais abertos a novas a novas formas de comprar (novas lojas/novos produtos)”.
Mais de dois terços (73%) dos portugueses experimentaram uma nova forma de comprar durante a pandemia e os “três fatores que motivaram estas alterações foram promoções e preços melhores (42%), filas menores/espaços menos cheios (28%) e bom serviço de entrega/opções de levantamento (27%)”, de acordo com o estudo.
Aponta também que “um dos fatores mais preponderantes passou a ser o preço”, com quase metade (45%) dos consumidores portugueses a referir que estão mais conscientes dos gastos e 41% a preferir produtos mais baratos.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram