Portal gov.pt lançado em setembro e aplicação no 1.º trimestre de 2025
O portal único de serviços digitais gov.pt será lançado em setembro e a aplicação ocorrerá no primeiro trimestre, anunciou hoje a ministra da Modernização, adiantando que foi aprovada uma medida que limita criação de portais na Administração Pública.
“Teremos um ponto de entrada do cidadão aqui, no gov.pt, que será lançado em setembro e onde vamos ter um conjunto de serviços que o cidadão poderá ter acesso”, afirmou a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que falava no final da reunião do primeiro Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e Modernização, que decorreu hoje na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova (Nova FCT), em Almada.
A ministra garantiu que não vai acabar com o ‘site’ da Autoridade Tributária (AT).
“O que temos de garantir é que o cidadão entra no gov.pt e sem se aperceber” está a ter “acesso a um determinado serviço” da AT sem que haja uma disrupção no acesso a esse serviço, referiu.
Além disso, o cidadão terá uma área reservada de todo o histórico das interações que teve.
A partir de setembro, o serviço de atendimento telefónico dos serviços digitais do Estado estará disponível em inglês.
Acresce que “foi hoje aprovado um decreto-lei que estabelece regras tão importantes como limitação de criação de mais portais e de mais aplicações na esfera da Administração Pública”, referiu.
Margarida Balseiro Lopes defendeu ser fundamental uniformizar a experiência de atendimento dos cidadãos, quer no ‘site’, quer nas lojas e implementar o Cartão de Cidadão e a Chave Móvel Digital (CMD) como “métodos únicos de autenticação”
Tudo isto não será feito de “um dia para o outro”, mas por “várias etapas”, sendo que em setembro é o lançamento do portal gov.pt, que já terá alguns serviços incluídos nesse ‘site’, sendo gradualmente acrescentados mais ao longo do tempo.
ALU // CSJ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram