Presidenciais: SIC foi o canal mais visto no domingo e programa dedicado às eleições liderou
A SIC foi o canal mais visto no domingo e o seu programa dedicado às presidenciais foi o que cativou mais audiência, segundo a análise da Universal McCann.
“No total do dia de ontem [domingo], foram mais de 3,1 milhões de portugueses que estiveram colados à televisão, batendo as audiências de há cinco anos em mais 35% (mais 822 mil telespetadores), data da primeira eleição do atual Presidente da República”, refere a UM, agência de meios do grupo IPG Mediabrands.
“A SIC foi o canal que conseguiu captar a atenção de mais portugueses, tendo liderado o dia com um ‘share’ de 17,5%, melhorando em mais 4,6 pontos percentuais a sua quota versus as presidenciais de 2016”, acrescenta.
Nas presidenciais há cinco anos, a TVI tinha liderado a noite eleitoral com 21,8%, “valor esse que se veio a registar mais baixo em 2021, uma vez que no dia de ontem [domingo] a quota [‘share’] da estação de Queluz cifrou-se nos 15,9%”, refere.
“Também a RTP1 viu o seu share baixar de 14,9% (presidenciais 2016) para os 9,8%”, adianta a análise da UM.
“As emissões dos canais generalistas estiveram em simultâneo com os seus canais de informação em ‘pay TV’ [televisão paga]”, refere, adiantando que nesta tipologia de canais “a liderança foi para a CMTV que averbou um ‘share’ de 4,8%”, seguido da SIC Notícias, com 2,7%, a TVI24, com 2,2%, e a RTP3 (canal pago), 1%”.
Destaca-se que a RTP3 na plataforma de televisão gratuita TDT obteve um ‘share’ de 1,1%.
As presidenciais preencheram o ‘top’ de programas mais vistos no domingo, embora o Primeiro Jornal da SIC tenha sido o “programa mais procurado pelos telespectadores, já que conseguiu manter, em média, mais de 1,2 milhões de portugueses sintonizados no canal”.
A UM salienta que “entre os programas relacionados com as eleições, Presidenciais 2021, da SIC, foi o mais visto”, tendo contando com “uma audiência média de 1,2 milhões de telespectadores, a que correspondeu um ‘share’ de 20,2%”.
Na TVI, o programa mais visto teve uma audiência média de 1,1 milhões de portugueses, e da RTP, o programa mais visto do dia verificou uma média de 853 mil telespetadores.
“A SIC foi o canal mais visto quando se anunciaram os primeiros resultados da noite”, refere a UM.
Naquele período – 20:00 -, “eram mais de 1,2 milhões de portugueses ligados ao canal”, tendo o pico máximo de audiências sido atingido “às 20h44 na SIC (audiência de 1,4 milhões de telespectadores)”.
Na análise, a Universal McCann salienta que “ao longo da noite a SIC liderou em quase todos os períodos, embora a TVI se mantivesse próxima da sua principal concorrente”.
Ao mesmo tempo que SIC, TVI e RTP1 emitiam conteúdos de teor político, “a RTP2, no período entre as 19:20 e 21:00, transmitiu a partida a contar para o Mundial de Andebol que opôs Portugal a França”.
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições de domingo, com 60,70% dos votos.
Segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, Ana Gomes foi a segunda candidata mais votada, com 12,97%.
André Ventura surge em terceiro, com 11,90%, seguido de João Ferreira, com 4,32% e de Marisa Matias, com 3,95%.
O estreante Tiago Mayan Gonçalves obteve 3,22% dos votos e Vitorino Silva, na segunda vez que se candidata à presidência da República, foi o candidato menos votado, com 2,94%.
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