Produção na construção cresce 2,2% em fevereiro
O índice de produção na construção registou um aumento homólogo de 2,2% em fevereiro, crescendo 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado em janeiro, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o INE, os dois elementos que compõem o índice apresentaram evoluções distintas em termos homólogos, crescendo a construção de edifícios, mas contraindo na engenharia civil.
O segmento da construção de edifícios avançou 4,3% em fevereiro em termos homólogos e acelerou 0,3 p.p. face a janeiro, enquanto a engenharia civil contraiu 1,0% no espaço de um ano, contra uma taxa de variação homóloga de 1,2% em janeiro.
Em termos de contributos para a taxa de variação homóloga do indicador, a construção de edifícios representou 2,6 pontos (2,4 pontos em janeiro) e a construção de edifícios um défice de 0,4 pontos (-0,5 pontos em janeiro).
Em termos de variação em cadeia, o índice de produção na construção avançou 0,5%, fruto dos avanços de 0,6% na engenharia civil e de 0,5% na construção de edifícios.
Em fevereiro, o índice de emprego em termos homólogos avançou 0,4 p.p. para um crescimento de 2,4%, enquanto as remunerações desaceleraram 1,1 p.p. para 7,9%:
A variação mensal do índice de emprego foi 1,0% (0,7% em fevereiro de 2024), enquanto a das remunerações se fixou em 2,5% (3,5% no mesmo mês de 2024).
JO // MSF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram