Repostos sistemas informáticos nos aeroportos espanhóis após falha na Microsoft
Os principais sistemas informáticos estão de novo a funcionar nos 46 aeroportos civis espanhóis, após a perturbação causada de manhã pela falha na empresa Microsoft.
Madrid, 19 jul 2024 (Lusa) – Os principais sistemas informáticos estão de novo a funcionar nos 46 aeroportos civis espanhóis, após a perturbação causada de manhã pela falha na empresa Microsoft, disse hoje o gestor das infraestruturas.
A empresa que gere todos os aeroportos civis de Espanha, a Aena, revelou que às 14:30 em Madrid (13:30 em Lisboa) estavam restabelecidos “os principais sistemas” e que até à mesma hora tinham sido cancelados 105 voos pelas companhias aéreas.
Segundo a empresa, tinham já sido concretizados 3.520 dos mais de 7.000 voos previstos para hoje nos aeroportos de Espanha.
A falha da Microsoft afetou, sobretudo, o ‘check in’ (registo) de passageiros e bagagens, que em muitos casos foi feito manualmente durante a manhã, mas todos os aeroportos estiveram a operar em permanência, sublinhou a empresa.
“Algumas companhias aéreas estão a ajustar a sua operação e continuam a trabalhar para restabelecer os seus sistemas também afetados” e os passageiros devem, por isso, contactar as empresas a quem compraram os voos antes de irem para o aeroporto, apelou a Aena, num comunicado.
A Aena é o maior gestor aeroportuário mundial, sendo responsável, direta ou indiretamente, por perto de 80 infraestruturas em vários países (46 em Espanha, 32 na América e uma no Reino Unido). A empresa é detida em 51% pelo Estado espanhol.
Os ministros dos Transportes e do Turismo de Espanha, Oscar Puente e Jordi Hereu, asseguraram ao final da manhã que a falha na Microsoft, apesar de afetar todos os aeroportos do país e ter provocado atrasos, não tinha originado perturbações graves.
A perturbação nos sistemas informáticos coincidiu com a véspera de feriado e um período de férias de verão, sendo que Espanha é o segundo maior destino turístico do mundo, a seguir à França.
A perturbação nos aeroportos foi o maior impacto em Espanha da falha na Microsoft, mas outras empresas como companhias aéreas, bancos, os Correios, a operadora de telecomunicações Movistar ou hospitais comunicaram também estar a ter problemas em alguns sistemas e serviços.
A falha global no sistema da Microsoft está a causar problemas em empresas e serviços públicos em vários pontos do mundo.
A gigante tecnológica Microsoft disse estar a tomar “medidas de mitigação”.
Segundo o grupo norte-americano de cibersegurança Crowdstrike, a causa da falha nos sistemas da Microsoft foi já identificada e está em vias de ser corrigida.
“Não se trata de um incidente de segurança ou de um ciberataque”, disse o chefe da CrowdStrike, George Kurtz, nas redes sociais, citado pela agência francesa AFP.
Kurtz referiu que a CrowdStrike “está a trabalhar ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada numa única atualização de conteúdos para os utilizadores do Windows”.
A atualização continha erros que provocaram uma falha no Azure, a plataforma de computação em nuvem criada pela Microsoft para construir, testar, implementar e gerir aplicações e serviços utilizando uma infraestrutura global, explicaram técnicos à agência espanhola EFE.
A falha levou ao aparecimento de ecrãs azuis ou “ecrãs da morte” em todo o mundo, mostrando que os sistemas tinham deixado de funcionar e que os servidores tinham de ser reiniciados.
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By Impala News / Lusa
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