Restabelecida energia a 10.067 famílias sem corrente desde sexta-feira em Moçambique
A empresa Eletricidade de Moçambique (EDM) restabeleceu energia elétrica a 10.067 famílias na província de Niassa, norte do país, que estavam sem corrente desde sexta-feira, anunciou hoje fonte da instituição.
“Foi reestabelecido o fornecimento da energia elétrica a mais de 10 mil famílias que se encontravam desprovidas deste serviço deste as 22:30 [21:30 em Lisboa] da última sexta-feira”, disse à comunicação social Heitor Matimele, diretor da Área de Serviço da EDM em Lichinga, no Niassa.
Segundo a mesma fonte, a corrente elétrica foi restabelecida na tarde de segunda-feira, após trabalhos de reposição dos postes da linha de transporte de média tensão derrubados no distrito de Melulu, com recurso a instrumentos contundentes.
“Identificados os locais onde tombaram postos de madeira devido à vandalização protagonizada por indivíduos até aqui não identificados, foram levados a cabo trabalhos de reposição que tiveram o seu término por volta das 15:00 [14:00 em Lisboa]. A partir dessa altura restabelecemos o fornecimento de energia àquelas famílias”, frisou Matimele.
Também hoje a EDM anunciou o restabelecimento de energia em Cabo Delgado, no norte do país, após corte de fornecimento a 166.412 pessoas devido a uma anomalia na rede de alta tensão.
“Fizemos a reposição (…) por volta das duas horas da madrugada e restabelecemos o sistema. Todo o circuito está alimentado, toda a província de Cabo Delgado tem energia”, disse Hermínio Assamo, diretor da EDM para a área de atendimento ao cliente em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, citado hoje pela Rádio Moçambique.
Até ao final de 2023, a EDM tinha somado prejuízos de cerca de 30 milhões de meticais (426 mil euros) devido à vandalização de infraestruturas no país, uma redução em relação ao ano anterior (2022), em que totalizaram cerca de 41 milhões de meticais (584 mil euros).
LN // ANP
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram