Taxa de inflação nos EUA sobe para 3,4% em dezembro
A taxa de inflação homóloga acelerou para 3,4% nos Estados Unidos em dezembro, o que se deve principalmente aos custos da habitação, de acordo com o índice de preços no consumidor publicado hoje pelo Departamento do Trabalho.
Em novembro, a inflação homóloga tinha ficado em 3,1%. Na comparação mensal, o aumento foi de 0,3%, contra 0,1% no mês anterior.
Este aumento ocorre após vários meses de descida dos preços e deve-se sobretudo à subida de custos da habitação, um tema central nas eleições presidenciais de novembro, numa altura em que começam na segunda-feira as primárias republicanas.
A subida ficou acima do previsto, uma vez que os analistas esperavam que a taxa de inflação ficasse em 3,2%, segundo o Market Watch.
Os preços da habitação “continuaram a subir em dezembro, contribuindo para mais de metade do aumento mensal”, precisou o Departamento do Trabalho em comunicado.
No entanto, a inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia, abrandou de 4% em novembro para 3,9% em dezembro, permanecendo estável em 0,3% a nível mensal.
Nos Estados Unidos, a inflação chegou a atingir 9,1% em junho de 2022, o que nunca tinha acontecido desde 1981, tendo a Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, aprovado sucessivas subidas das taxas de juro para travar o consumo e conter a subida dos preços, tendo como objetivo colocar a inflação em 2%.
Na sua última reunião de política monetária, em dezembro, a Fed manteve as taxas de juro entre 5,25% e 5,50% e assinalou que são esperadas descidas ao longo de 2024.
O banco central norte-americano privilegia um outro indicador de inflação, o índice PCE, que será divulgado pelo Departamento do Comércio no próximo dia 26.
EO // MSF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram