Ucrânia: Bolsas asiáticas afundam, preços do petróleo e do ouro em alta
As bolsas asiáticas abriram em queda, num momento em que os preços do petróleo e do ouro continuam a subir.
As bolsas asiáticas abriram hoje em queda, num momento em que os preços do petróleo e do ouro continuam a subir. A bolsa de Hong Kong caiu mais de 3%. Assombrada pela guerra na Ucrânia e pelas suas consequências para a economia global. Os mercados continentais chineses também caíram, mas menos: a bolsa de Xangai desceu 0,26% e a bolsa de Shenzhen 0,53%. A bolsa de Tóquio abriu em baixa, com o principal índice, o Nikkei, a perder 3,46%.
LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios
O preço do petróleo aumentou mais de 10 dólares por barril. O Brent, o petróleo de referência da Europa, subiu brevemente mais de 10 dólares para quase 130 dólares por barril. A cotação do crude norte-americano subiu quase nove dólares para mais de 124 dólares por barril. Já o preço do ouro atingiu o nível mais alto desde setembro de 2020, ao subir acima dos dois mil dólares por onça no comércio asiático, com os investidores a procurarem um refúgio seguro face ao impacto económico da guerra.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Siga a Impala no Instagram