Rússia em incumprimento seletivo nos pagamentos em moeda estrangeira
A agência de notação financeira Standard & Poor’s colocou hoje a Rússia no nível de incumprimento seletivo (‘selective default’) nos pagamentos em moeda estrangeira depois de, no início da semana, Moscovo ter pagado em rublos dívida denominada em dólares.
Em comunicado, a S&P refere que baixou para o nível de incumprimento seletivo o rating da Rússia para pagamentos em moeda estrangeira – apenas um grau acima da classificação de Incumprimento, na escala da agência –, enquanto a notação para pagamentos em rublos permanece em ‘CC’. Para os analistas da agência de rating, perante as condições atuais, nomeadamente as sanções que estão a ser aplicadas à Rússia, não é de crer que “os investidores sejam capazes de converter os pagamentos em rublos em dólares equivalentes aos valores originalmente devidos” ou que o Governo consiga converter esses pagamentos dentro de um período de carência de 30 dias. Na mesma nota, a S&P refere acreditar que as sanções contra os russos, devido à invasão da Ucrânia, possam ser reforçadas nas próximas semanas “impedindo a vontade e as capacidades técnicas da Rússia em honrar os termos e condições para com os credores estrangeiros”.
Para ler depois
Rússia reorganiza cúpula militar para melhorar coordenação na Ucrânia
A Rússia reorganizou a cúpula militar que dirige as operações na Ucrânia para melhorar a coordenação das unidades no terreno, disse hoje fonte ocidental à emissora britânica BBC (… continue a ler aqui)
Um país entra em incumprimento financeiro quando não consegue cumprir os seus compromissos financeiros face aos credores que podem ser Estados ou instituições financeiras como o Fundo Monetário Internacional ou o Banco Mundial, por exemplo. Esta sexta-feira a agência de notação financeira Fitch baixou a classificação da dívida de longo prazo da Rússia de ‘B’ para ‘C’ indicando que um incumprimento financeiro por parte do país é “iminente”. Dois dias antes, a Fitch já tinha descido o ‘rating’ da Rússia de ‘BBB’ para ‘B’, com perspetiva negativa.
Siga a Impala no Instagram