Um quinto dos utilizadores do TikTok passa 5 horas diárias ligado a esta rede social

Um quinto dos utilizadores do TikTok passa cinco horas por dia ligado a esta rede social que, em 2020, os cativou durante mais de 21 horas por mês, contra 17 horas do Facebook, segundo um estudo hoje divulgado.

Um quinto dos utilizadores do TikTok passa 5 horas diárias ligado a esta rede social

Um quinto dos utilizadores do TikTok passa 5 horas diárias ligado a esta rede social, diz estudo. Promovido durante o passado mês de março pela agência de ‘marketing’ SocialPubli junto de mais de 1.800 utilizadores da plataforma, entre influenciadores e anunciantes, o estudo revela que “foi com a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena”.

Cerca de 20% dos inquiridos admitiu passar cinco horas por dia ligado ao TikTok, enquanto 73% referiu dedicar-lhe uma a cinco horas diárias e apenas 34,9% afirmou publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos dos utilizadores, o estudo da SocialPubli — uma agência de ‘marketing’ de influência que conecta marcas com influenciadores — destaca a comédia e os vídeos de dança, seguidos de tutoriais e ‘challenges’ (desafios).

“Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo”, aponta o estudo, desenvolvido junto de utilizadores da América Latina, Estados Unidos, União Europeia (incluindo Portugal), Reino Unido e Canadá.

Numa amostra maioritariamente feminina (66,2%) e sobretudo representativa (54,8%) da Geração Z (nascida entre a segunda metade dos anos 1990 até o início de 2010), a SocialPubli pretendeu com o estudo “melhor entender o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta rede social”, apontada por 75,6% dos influenciadores como “a futura plataforma líder”.

E a verdade é que — concluiu — “apesar de ser uma plataforma que regista um crescente aumento de utilizadores e de novos formatos de conteúdo, ainda é um diamante em bruto no que respeita às marcas”: 38,5% de influenciadores admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado.

“Contrastando [com] essa realidade”, a SocialPubli diz estarem os 67,9% de utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, “ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa” no TikTok, com 50,7% de utilizadores a confirmar seguir menos de cinco insígnias naquela plataforma.

Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha no TikTok, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de ‘marketing’ de influência na plataforma, com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o orçamento nesta área.

A justificá-lo está a “taxa de interação bastante positiva”, com 87,1% dos influenciadores a admitirem haver um maior ‘engagement rate’ (índice de interação com o conteúdo) nesta plataforma comparativamente a outras.

Citado no comunicado, o responsável em Portugal da SocialPubli explica que “os ‘tiktokers’ são a nova geração de ‘influencers’ que nasceram fruto desta rede social”, pelo que, para a agência, “era muito importante conhecer os seus comportamentos, já que vão marcar as tendências de consumo nos próximos anos”.

No que respeita aos anunciantes, Bruno Salomão sublinha que o estudo aponta o Tiktok como “uma grande oportunidade para as marcas que querem começar a comunicar produtos ou serviços”: “Mais de metade das pessoas admite comprar um produto após vê-lo na plataforma e isto confirma a eficácia do ‘marketing’ de influência”, nota.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS