Vendas da indústria abrandam para aumento de 3,6% em dezembro
O volume de negócios na indústria registou um aumento homólogo de 3,6% em dezembro, abrandando face ao crescimento homólogo de 9,8% no mês anterior.
O volume de negócios na indústria registou um aumento homólogo de 3,6% em dezembro, abrandando face ao crescimento homólogo de 9,8% no mês anterior, informou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Este resultado deverá refletir efeitos de calendário, pois dezembro teve menos dois dias úteis do que o mês homólogo e menos três do que novembro”, afirma o INE, justificando assim aquele abrandamento.
No conjunto do ano de 2017, o índice de vendas na indústria apresentou um aumento homólogo de 8,7%, quando no ano anterior tinha diminuído 0,8%.
Em dezembro, o índice de vendas na indústria para o mercado nacional aumentou 3,7% face a igual mês de 2016, quando em novembro tinha subido 6,5%.
O agrupamento de energia manteve o crescimento de 3,8%, enquanto os restantes agrupamentos apresentaram aumentos homólogos inferiores aos observados em novembro. O agrupamento de bens Intermédios cresceu 3,9% (9,3% em novembro), o índice dos bens de investimento aumentou 12,1% (19,8% no mês anterior) e o índice de bens de consumo cresceu 0,8% (2,4% em novembro).
Mas, somando as vendas apenas do quarto trimestre de 2017, a indústria conseguiu um crescimento homólogo de 8,5%, superior ao aumento de 7,4% no trimestre anterior.
Os índices relativos ao mercado externo e ao mercado nacional passaram de crescimentos de 14,6% e de 6,5%, respetivamente, em novembro, para 3,4% e 3,7% em dezembro.
LEIA MAIS: Portugal quer estar entre os líderes da indústria digital
Os índices dos agrupamentos de Bens de Investimento e de Energia tiveram aumentos homólogos de 11,9% e de 5,9%, contra 30% e 0,9% no mês anterior, pela mesma ordem, enquanto o agrupamento de bens de consumo diminuiu 0,7%, contra um crescimento de 6,5% em novembro.
Siga a Impala no Instagram