Vieira da Silva: Crescimento da economia reduz assimetrias e desigualdades

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva congratulou-se com a melhoria da estimativa da Comissão Europeia sobre o crescimento este ano da economia portuguesa, que diz contribuir para reduzir as assimetrias e as desigualdades.

Vieira da Silva: Crescimento da economia reduz assimetrias e desigualdades

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva congratulou-se hoje com a melhoria da estimativa da Comissão Europeia sobre o crescimento este ano da economia portuguesa, que diz contribuir para reduzir as assimetrias e as desigualdades.

Vieira da Silva defendeu, hoje em Lisboa, que as estimativas da Comissão Europeia sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português, hoje divulgadas, são “todas positivas” quanto às empresas, ao sistema da Segurança Social e aos indicadores de emprego e de investimento.

LEIA MAIS: Vieira da Silva: Governo a trabalhar para encontrar solução para antiga Triumph

Os dados, segundo o ministro, apontam para que o país possa atingir, não apenas um crescimento superior ao que estava estimado, mas um incremento que “possa ser sustentado no tempo e, dessa forma, contribuir para reduzir as assimetrias e as desigualdades” no país.

“É certo que tudo isso exige maior empenhamento das políticas públicas, por exemplo, na melhor qualificação das pessoas”, defendeu o governante.

A Comissão Europeia anunciou hoje estimativas de crescimento da economia portuguesa de 2,2% este ano, abaixo dos 2,7% de crescimento que antecipa para 2017, mantendo-se em linha com as previsões do Governo.

A Comissão Europeia já tinha estimado uma desaceleração da economia portuguesa este ano nas previsões de outono, mas nas previsões de inverno divulgadas hoje melhorou em uma décima a estimativa da subida do PIB em cada um dos anos.

Bruxelas justifica o abrandamento do crescimento do PIB este ano com um “desenvolvimento salarial moderado” e uma “pequena subida da taxa de poupança”.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS