Facebook e Instagram podem deixar de existir na Europa
Marck Zuckerberg ameaça banir Facebook e Instagram na Europa caso não sejam permitidas as transferências transatlânticas de dados dos utilizadores.
Já imaginou a sua vida sem redes sociais? É bem provável que muitas pessoas respondam não a esta pergunta. Por outro lado, é bom que se comece a preparar para esta eventualidade. Isto porque tanto o Facebook como o Instagram, duas das redes sociais mais populares em Portugal, podem ser banidas da Europa. Quem o ameaça é Mark Zuckerberg, o milionário dono de ambas.
LEIA AINDA
Bolsonaro quer impedir a regulamentação da media e da internet
A ameaça de Mark Zuckerberg está relacionada com as leis de proteção de dados na Europa. E chega através de um aviso discreto. Com a Meta a referir que poderá encerrar os serviços na zona europeia caso não seja dada permissão para que se realizem “transferências de dados transatlânticas”. Ou, por outras palavras, transferir dados privados das pessoas de servidores seguros na Europa, em que existe um forte regulamento, para os Estados Unidos da América.
Decisão europeia visa proteger os utilizadores europeus
Caso não exista uma cedência europeia a esta espécie de ameaça, a Meta assegura que “provavelmente” irá deixar de oferecer os seus “produtos e serviços mais significativos”. Como é o caso das populares redes sociais. A empresa de Mark Zuckerberg continua a garantir que esta troca de dados é importante para um melhor fornecimento dos serviços. Ainda assim, o Tribunal de Justiça Europeu impede esta transferência desde julho de 2020. Decisão que visa proteger os utilizadores europeus. Para que não vejam os dados vendidos ou partilhados sem o seu consentimento.
Texto: Bruno Seruca
Siga a Impala no Instagram