Falta de motoristas faz disparar preços dos TVDE

Mais de metade dos condutores TVDE deixou de trabalhar para as plataformas Uber, Bolt e Free Now durante a pandemia e não regressou. Os clientes agora esperam mais por um carro e, também, pagam mais.

Falta de motoristas faz disparar preços dos TVDE

Há cada vez mais motoristas a abandonarem a atividade de transporte de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE). E durante a pandemia mais de metade dos condutores deixou de trabalhar para as plataformas Uber, Bolt e Free Now durante a pandemia e não regressou. Os clientes agora esperam mais por um carro e, também, pagam mais. “Antes da covid havia um carro em cada esquina e sempre à porta do cliente. Por causa do confinamento e da falta de procura, houve muitas desistências de motoristas e falências de empresas parceiras. Isso gerou um défice do lado da oferta”, explica ao JN/Dinheiro Vivo o porta-voz do Sindicato de Motoristas de TVDE. Em números, “dos cerca de 30 mil motoristas com certificado, a maior parte deles teve de procurar alternativas porque não podiam suportar os custos com combustíveis e com a manutenção” que, no negócio dos TVDE, ficam a cargo dos motoristas e das empresas, acrescenta o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Portugal, Fernando Fidalgo.

Tarifa dinâmica duplica preço

Esta falta de oferta é incapaz de responder ao aumento da procura que se verificou depois da Páscoa deste ano. Quem chama um carro TVDE tem agora de esperar pelo menos cinco minutos e pagar mais pela viagem, sobretudo nas horas de ponta. As plataformas tentaram aliviar as tarifas com opções mais baratas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Mas, nesta situação, o cliente tem de esperar ainda mais tempo. E há cada vez menos motoristas dispostos a receberem tão pouco por uma viagem – as plataformas retêm 20% a 25% do preço em comissões, fora os custos da deslocação. “As tarifas low-cost são uma das razões para os motoristas irem embora”, defende António Fernandes.

O cliente é ainda mais penalizado se precisar de usar um TVDE nas noites de quinta, sexta e sábado. As plataformas aplicam a tarifa dinâmica para responder ao pico de procura e podem, no máximo, duplicar o preço da viagem face ao valor normal. A Uber e Free Now assumem, ao JN/Dinheiro Vivo,  que tiveram de ativar mais vezes a tarifa dinâmica nos últimos meses.

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Foto: D.R.

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