Hospital de Santa Maria pede tratamento para Constança Bradell e mais quatro doentes
A aprovação do acesso ao medicamento está numa fase precoce, mas deverá concretizar-se dentro de alguns dias.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou ontem que vai submeter ao Infarmed cinco pedidos de autorizações de utilização excecional do tratamento com Kaftrio para doentes com fibrose quística.
O alerta para este tema foi dado por Constança Bradell, a jovem de 24 anos que se tornou viral após um apelo nas redes sociais para tomar o medicamento. “Não quero morrer, quero viver”, escreveu a jovem. O fármaco ainda não tem uso autorizado em Portugal e Luís Pinheiro, diretor clínico do CHULN, explicou ontem que Constança e mais quatro doentes foram considerados aptos para o tratamento com Kaftrio, um “modulador inovador no tratamento da fibrose quística”.
A aprovação do acesso ao medicamento está numa fase precoce, mas deverá concretizar-se dentro de alguns dias.
“Havendo autorização será desencadeado o processo”, referiu, dizendo ainda que este tipo de procedimentos “não são de decisão de um dia para o outro”.
LEIA AINDA
Julgado por apalpar menor em estação de metro
Um homem foi acusado pelo Ministério Público por ter apalpado um menor numa estação do metro de Lisboa. Imagens de videovigilância serviram de prova. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram