"Diversity Visa Program" #manhattan https://t.co/wGIHPkwV0J
— Don Alphonso (@faz_donalphonso) November 1, 2017
Já é conhecido o homem que atacou Nova Iorque, no primeiro atentado após o 11 de setembro
Os Estados Unidos da América voltaram a ser atacados, mais precisamente em Nova Iorque. Já é conhecida a identidade do terrorista que matou oito pessoas
Manhattan foi palco de um ataque, durante o final de tarde desta terça-feira, dia 31 de outubro. Um homem, numa carrinha branca de caixa aberta, atropelou vários peões e ciclistas, junto a uma escola secundária. As autoridades garantem que já não existe qualquer ameaça.
O atacante tem 29 anos e vivia nos Estados Unidos da América desde 2010
O homem responsável pelo ataque de terça-feira, que causou pelo menos oito mortos e 11 feridos em Manhattan, Nova Iorque, é natural do Uzbequistão e vive nos Estados Unidos desde 2010, anunciaram as autoridades.
As autoridades, citadas pela AP, referem que o alegado responsável pelo ataque é Sayfullo Saipov, de 29 anos, natural do Uzbequistão, que chegou aos Estados Unidos em 2010. Tem carta de condução da Florida, mas tem residido em Nova Jersey.
A carrinha, que tinha sido alugada, atingiu várias pessoas, com o condutor a abandonar depois a viatura com duas armas, uma de ‘paintball’ e outra pressão de ar, disse James O’Neill, comissário da polícia.
O homem foi de seguida atingido pelas autoridades no abdómen e acabou por ser detido, com as autoridades a referirem que foi hospitalizado, para ser operado, e que é esperado que sobreviva.
O responsável policial disse ainda que homem gritou “Allahu Akbar”, a expressão árabe para “Deus é Grande”, na altura em que abandonou a viatura.
Donald Trump reage ao «ato de terrorismo» em Manhattan
O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, já reagiu ao ato de terrorismo:
«Em Nova Iorque, parece que houve mais um ataque de uma pessoa doente e perturbada. As autoridades estão a seguir o caso de perto. Não nos EUA!»
In NYC, looks like another attack by a very sick and deranged person. Law enforcement is following this closely. NOT IN THE U.S.A.!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 31, 2017
Mayor de Nova Iorque confirma oito vítimas mortais
Na conferência de imprensa, que ocorreu durante a noite desta terça-feira, Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, confirmou que o ataque provocou a morte de oito pessoas «inocentes» e que o incidente «foi um ato de terrorismo particularmente cobarde».
Suspeito detido tem 29 anos
O comissário da polícia de Nova Iorque revelou que o condutor da carrinha é um jovem de 29 anos e que, quando foi detido, foi baleado no abdómen, pois fazia-se acompanhar de uma arma. Só depois da detenção é que a força policial percebeu que se tratava de uma arma de paintball.
A identidade do alegado autor do crime não será revelada, por enquanto, para não prejudicar a investigação em curso. No entanto, foi referido que o suspeito está a receber tratamento numa unidade hospitalar norte-americana.
Governador de Nova Iorque fala em novos métodos de realizar atos terroristas
Ainda na mesma conferência de imprensa, o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, salientou que este ataque representa novas formas de atos terroristas, referindo que apenas esteve envolvida uma pessoa neste incidente.
«Tratou-se de um lobo solitário»
Testemunhas revelam que suspeito gritou «Allahu Akbar» («Deus é grande», em árabe)
De acordo com declarações de testemunhas prestadas ao New York Times, o alegado autor do ataque terá gritado «Allahu Akbar», «Deus é grande» em árabe, quando saiu da carrinha, após atropelar várias pessoas.
Autoridades confirmam a existência de «vários mortos»
A polícia de Nova Iorque, NYPD, já confirmou a existência de «vários mortos» e feridos, na sequência do incidente. A carrinha alugada atingiu pelo menos 15 pessoas, causando a morte de oito e ferimentos a quinze, até este momento (atualização 22h11).
The vehicle struck multiple people on the path. There are several fatalities and numerous people injured.
— NYPD NEWS (@NYPDnews) October 31, 2017
A polícia está a investigar o ataque como um ato terrorista
Segundo a polícia de Nova Iorque, o alegado autor do crime já foi detido e e garante que não há quaisquer outros suspeitos a monte. A tragédia ocorreu entre Chambers e Street Hudson e, de acordo com a CBS, aconteceu muito perto de um memorial às vítimas do 11 de setembro.
A polícia de Nova Iorque pede a toda a população para evitar a zona do tiroteio, por questões de segurança, e para garantir que a investigação decorre da forma mais rápida e eficaz.
Avoid the area of West St. (Barclay St. to a Christopher St.) #Manhattan due to ongoing investigation. pic.twitter.com/jPsvQUSMvL
— NYPD NEWS (@NYPDnews) October 31, 2017
Nota: As seguintes imagens podem ferir a susceptibilidade dos leitores mais sensíveis
Shooting/car ramming incident #Manhattan (New York), multiple injured. (graphic video) pic.twitter.com/U1e70RFZAf
— NewsBlog breaking (@NBbreaking) October 31, 2017
Clique para ler mais notícias em destaque
Siga a Impala no Instagram