Jardim Zoológico de Lisboa tem um novo residente que não vai deixar de querer conhecer

No passado mês de junho nasceu um panda-vermelho no Jardim Zoológico de Lisboa. O novo residente de Sete Rios tem o derretido o coração de muitos visitantes.

O panda-vermelho é uma espécie em vias de extinção e depende maioritariamente de zoos como o de Lisboa. No dia 11 junho deste ano nasceu um destes primos do panda gigante no Jardim Zoológico de Lisboa. Apesar de ainda não ter sido identificado o sexo, a cria, que já aparece junto da progenitora, está a conquistar muitos visitantes.

LEIA MAIS: Tobias foi o primeiro, agora Clara tem 88 cães que recolheu das ruas

Natural das florestas tropicais dos Himalaias e do Sul da China, o panda-vermelho está em perigo, maioritariamente, devido à extinção do seu habitat e à consanguinidade causada pela diminuição de exemplares da espécie.

«A reprodução do panda-vermelho é bastante complexa e, por isso, deve ser bem celebrada. Os machos e as fêmeas encontram-se apenas para acasalar, num espaço de tempo limitado e compreendido entre Janeiro a Março. A fêmea só está receptiva uma vez por ano, durante um curto período de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula», explicou o Jardim Zoológico de Lisboa, em comunicado.

Este sábado celebrou-se o Dia Internacional do Panda-Vermelho e o Jardim Zoológico preparou uma apresentação sobre o animal juntamente com vários especialistas.

VEJA AINDA: Os «pequenos velhotes» é um lar para animais idosos. E já tem mais de 150 patudos

Fotos: Jardim Zoológico de Lisboa

 

Impala Instagram


RELACIONADOS