Jovem desfigurada faz tratamento de choque [+18]

Uma jovem desfigurada por causa de nevo melanocítico submeteu-se a tratamento de choque. Rosto de Xian Yan está repleto de ‘globos’ para esticar a pele.

Uma jovem desfigurada devido a um nevo melanocítico (mancha pigmentada) submeteu-se a um tratamento de choque. O rosto de Xian Yan está repleto de ‘globos’ para esticar a pele e poder ser operada em junho.

Xiao Yan tem 23 anos e nasceu na China com um nevo melanocítico. Trata-se de um tumor benigno composto pelas células que dão cor à pele. A mancha cobre-lhe metade do rosto.

LEIA MAIS: Mulher com cancro terminal surpreendida no dia do aniversário

Xiao teve uma a infância normal. Fez amigos, mas, à medida que o nevo crescia, começou a ser ostracizada. «Eu suplicava para que a deixassem em paz. Mas ao longo dos anos foi sendo cada vez mais difícil», recorda a mãe da jovem desfigurada.

«Apesar de tudo, ela sempre foi muito forte», explica a mãe da jovem. «E teria continuado a conviver com a doença se não estivesse agora em perigo de vida.»

«Nos primeiros 15 dias, as dores foram tão fortes que batia com a cabeça na parede», testemunha a jovem desfigurada

Numa consulta de rotina, o médico-assistente percebeu que «a lesão estava a mudar». E que, «em breve, poderia tornar-se num melanoma» (cancro). A cirurgia passou a ser a única forma de salvar a vida de Xiao, mas a preparação para a operação iria deixá-la ainda mais desfigurada.

A rapariga tem o rosto repleto de ‘globos’ para ganhar mais pele e poder, assim, retirar toda a mancha dentro de cinco meses. «Nos primeiros 15 dias, as dores foram tão fortes que batia com a cabeça na parede», testemunha Xiao.

LEIA MAIS: Polícia adota bebé de mãe toxicodependente sem-abrigo

«Estava a enlouquecer. A pouco e pouco, foi ficando mais suportável. Sei que é para o meu bem, mas custa muito. Tenho de cobrir a cara e a cabeça quando quero sair de casa, pois pareço um extraterrestre», compara a jovem adulta de 23 anos.

A família de Xiao, de fracos recursos, já conseguiu angariar a quantia necessária para as seis cirurgias reconstrutivas, que terão início em julho deste ano.

Impala Instagram


RELACIONADOS