Kobe Bryant | Divulgado o áudio da última comunicação com o helicóptero

A comunicação entre a aeronave onde viajava Kobe Bryant e a torre de controlo dá conta de que o aparelho sobrevoava a baixa altitude. O mau tempo é a causa apontada para o acidente que matou ex-jogador do Lakers e mais oito pessoas.

Ainda serão necessários alguns dias de investigação para apurar as causas do acidente de aviação que no domingo, 26 de janeiro, tirou a vida a nove pessoas, entre as quais Kobe Bryant, a lenda do basquetebol de 41 anos, e a filha Gianni, de 13. No entanto, a divulgação de um vídeo entre a torre de controlo de Los Angeles e o helicóptero em que as vítimas –  modelo S-76, registrado como N72EX – seguiam dá conta de que a baixa altitude a que sobrevoava o aparelho, devido às condições atmosféricas adversas, com muito nevoeiro, podem ter estado na origem deste acidente trágico.

LEIA DEPOIS
Mulher morre em competição para comer maior número de pão-de-ló

Advertência do controlador aéreo

O helicóptero teve o último contacto com a torre de controlo quando sobrevoava Calabasas, a uma altitude de 1.500 pés (450 metros).  «N72EX está em um nível baixo para seguir voo», ouve-se no áudio divulgado pela VASAviation, percebendo-se que o helicóptero estava voando sob condições especiais. Minutos depois desta advertência do controlador aéreo é perdido o contacto com a aeronave. O acidente envolvendo o ex-jogador do Lakers pode ser considerado um CFIT, Colisão com o Solo em Voo Controlado, na sigla em inglês. Isso ocorre quando uma aeronave tem todos os sistemas operacionais ativos, mas choca com o solo inadvertidamente. Saiba quem são as vítimas do acidente aqui.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Mulher morre em competição para comer maior número de pão-de-ló
Ativista tunisina Lina Ben Mhenni e figura da revolução morreu hoje aos 36 anos

Impala Instagram


RELACIONADOS