Linha Vida SOS Droga vai integrar a SNS 24
A Linha Vida SOS Droga, um serviço gratuito disponibilizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, recebeu, em 2018, um total de 3689 chamadas.
A Linha Vida SOS Droga, um serviço gratuito disponibilizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), recebeu, em 2018, um total de 3689 chamadas. Cenário este que contrasta com o ano de 2004 em que o registo ultrapassou as 40 mil chamadas. No entanto, uma média de 70% a 80% das chamas, para uma linha que apenas tem um técnico, continuam a ser feitas por brincadeira ou primam pela falta de conteúdo.
Assim, e de acordo com o Correio da Manhã, o SICAD começou a prepara a incorporação do serviço de apoio na Linha SNS 24 e espera que o processo esteja completo já no próximo ano. De acordo com o subdiretor-geral do organismo, Manuel Cardoso, a quebra de chamadas pode justificar-se pelo facto de «terem começado a surgir respostas efetivas para o problema do consumo de droga», mas sustenta que «tem de haver uma alternativa que seja muito melhor do que esta».
SNS 24 recebeu mais de 2 milhões de chamadas em dois anos
A 24 de julho de 2017, a linha de Saúde 24 deu lugar ao SNS 24 e desde então registou 3,5 milhões de contactos por telefone, e-mail e chat, segundos dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que coordena o serviço. Até ao passado dia 22 de julho, o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento contabilizou 2.249.019 chamadas, registando-se uma média diária de 3.078 chamadas, 168 contactos por chat e cerca de 4.500 emails já tratados.
Continue a ler a notícia aqui.
LEIA MAIS
GNR faz escolta a mulher em trabalho de parto para chegar ao hospital
Siga a Impala no Instagram