Medicamento que trata bebé Matilde aumenta despesa dos hospitais
No primeiro trimestre foram gastos 118 milhões de euros.
O zolgensma, medicamento utilizado para tratar a atrofia muscular espinal, foi um dos medicamentos que registou maior aumento na despesa dos hospitais nos primeiros três meses do ano. Este é o medicamento que a bebé Matilde e outras crianças tomaram para minimizar os efeitos da atrofiar muscular espinal. Segundo o JN, foram gastos um total de 4,1 milhões de euros no zolgensma.
Recorde-se que em 2019, os pais da bebé Matilde fizeram uma angariação de fundos para comprar o medicamento que ainda não era administrado em Portugal. No decorrer da angariação de fundos, as autoridades de saúde emitiram uma autorização especial para que o zolgensma pudesse ser administrado.
Entre os meses de janeiro e março deste ano, a despesa do SNS mantém-se crescente. Num total de 366,4 milhões, foram despendidos mais 12,1 milhões de euros para o medicamento, valor que se traduziu num aumento de 3,4%.
A atrofia muscular espinal foi uma das áreas terapêuticas da saúde que registou maior despesa. O tratamento do cancro registou o valor mais alto. No primeiro trimestre foram gastos 118 milhões de euros.
LEIA AINDA
Viola namorada após esta recusar ter sexo
Jovem de 22 anos ficou em prisão preventiva após ter violado a companheira, 5 anos mais velha. Noutro caso a PSP deteve em flagrante delito suspeito que transportava garrafa de gasolina para incendiar casa da ex-companheira. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram