Ministra da Saúde corrige número de casos confirmados em Portugal

Marta Temido iniciou a conferência de imprensa deste sábado, 2 de maio, explicando os números da covid-19 em Portugal e dando conta de que os boletins de 25 a 30 de abril terão de ser corrigidos.

Ministra da Saúde corrige número de casos confirmados em Portugal

Marta Temido iniciou a conferência de imprensa deste sábado, 2 de maio, explicando os números da covid-19 em Portugal e dando conta de que os boletins de 25 a 30 de abril terão de ser corrigidos, depois de 422 casos não serem «verdadeiros casos novos» devido a um «problema de integração de dados».

LEIA DEPOIS
«Pode acontecer uma onda muito pior», alerta presidente do Instituto Dr. Ricardo Jorge

«Isto sucedeu porque, quando um caso confirmado laboratorialmente não tem número de utente associado, no registo, o sistema está parametrizado para verificar se o nome e a data de nascimento correspondem a um caso  já  confirmado. O sistema considerou, por defeito, que eram novos casos e, realizada a verificação, constatou-se que assim não era».

A ministra da Saúde diz que hoje, neste momento, deveremos considerar que há mais 203 casos do que o dia de ontem, um acréscimo de 0,8% dos casos confirmados, um total de 25.190. A taxa de letalidade nacional é de 4,1%, explicou também a ministra da saúde.

Número de infetados baixa em Portugal

«Esta correção mostra, mais uma vez, a necessidade de robustecimento da nossa base tecnológica de suporte ao sistema nacional de vigilância epidemiológica, que tem um conjunto de operações que não são automáticas e, neste caso, levaram a que esta correção fosse necessária», refere Marta Temido.

Em Portugal, nas últimas 24 horas, morreram mais 16 pessoas e foram confirmados mais 203 casos de covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), deste sábado, 2 de maio, há agora no País 25.190 infetados e 1.023 casos mortais.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para domingo, 3 de maio
«Pode acontecer uma onda muito pior», alerta presidente do Instituto Dr. Ricardo Jorge

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS