Aretha Franklin morreu aos 76 anos. A informação foi confirmada pelo seu agente à Associated Press. Foi diagnosticada com cancro do pâncreas em 2010, e estava «gravemente doente em sua casa ao lado da sua família». Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, a 25 de março de 1942.
Gravou os seus primeiros discos aos 14 anos na igreja do seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista.
A «rainha do sou», de 76 anos, ficou famosa com “Respect” (1967).Composta e gravada originalmente por Ottis Redding a cantora acelerou o arranjo, acrescentou vocais de apoio e a famosa parte em que soletra “R-e-s-p-e-c-t”.
Cantou pela última vez em novembro do ano passado, para a Elton John AIDS Foundation, tendo feito o seu último concerto em Filadéflia, no Estado da Pensilvânia, em agosto desse ano.
Durante a sua longa carreira, a cantora ganhou 18 prémios Grammy, os mais prestigiados prémios musicais, tendo sido a primeira mulher a ser admitida no “Rock and Roll Hall of Fame”, o panteão americano do rock, em 1987.
Os seus principais ‘hits’ incluem “You make me feel like a natural woman”, “Day Dreaming”, “Jump to It”, “Freeway of Love” ou “A Rose Is Still A Rose”.
Em 2005, recebeu do então Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Medalha da Liberdade, o mais alto galardão para um civil nos Estados Unidos.
Em janeiro de 2009, cantou na posse do presidente Barack Obama, o primeiro presidente afro-americano na história dos Estados Unidos, depois de cantar para a posse do ex-presidente democrata Bill Clinton, em 1993.
Em actualização.
Siga a Impala no Instagram