Ovelhas na Mongólia andam em círculos há 12 dias e ninguém sabe porquê

Rebanho de ovelhas anda há vários dias continuamente em círculos e ninguém consegue determinar o motivo por detrás deste estranho comportamento. O fenómeno foi visto na cidade Baotou, na Mongólia, China. E há vídeo.

Ovelhas na Mongólia andam em círculos há 12 dias e ninguém sabe porquê

Um rebanho de ovelhas anda, há pelo menos 12 dias, continuamente em círculos, e ninguém consegue determinar o motivo por detrás deste estranho comportamento. O fenómeno pode ser visto na cidade Baotou, na Mongólia, China.

Leia depois
Este hábito, comum e pouco higiénico, pode aumentar o risco de demência (… continue a ler aqui)

Imagens divulgadas nas redes sociais, captadas pelas câmara de vigilância da quinta, mostram os animais a caminhar no sentido dos ponteiros do relógio. Tudo começou no início de novembro e, inicialmente, apenas algumas das ovelhas exibiram este comportamento, segundo a dona da quinta,  Sr.ª Miao. Contudo, não tardou para que mais se juntassem ao movimento, detalhou ao Daily Mail. A quinta alberga 34 currais, mas apenas as ovelhas do curral 13 estão a comportar-se desta forma.

Ainda que ninguém saiba o está por detrás deste comportamento, existe uma infeção bacteriana capaz de desorientar os animais – a listeriose – que poderá inflamar um dos lados do cérebro e provocar comportamentos estranhos. De notar que esta causa não foi atribuída ao caso em questão.

Especula-se que se possa tratar de um caso de listeriose, uma doença bacteriana que afeta os animais, também conhecida como ‘doença dos círculos’. O cérebro fica afetado e os bichos, desorientados, tendem a movimentar-se em círculos para o lado afetado. Normalmente a doença ocorre devido a alimentos estragados ou de má qualidade. No entanto, as cabras e ovelhas afetadas acabam por morrer entre um a dois dias após ficarem infetadas. O que não aconteceu a estas ovelhas que andam aos círculos há 12 dias, adensando ainda mais o mistério.

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS