Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 15 de janeiro
Projeto de decreto aprovado com os votos favoráveis das bancadas parlamentares do PS e do PSD.
O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, o decreto presidencial que visa prolongar o estado de emergência até dia 15 de janeiro para permitir a manutenção das medidas decretadas para mitigar o impacto da pandemia da covid-19 em Portugal.
O projeto do decreto de lei foi aprovado com os votos a favor do PSD, PS e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. PCP, Chega, PEV, Iniciativa Liberal e a deputada Joacine Katar Moreira votaram contra. Bloco de Esquerda, PAN e CDS abstiveram-se.
Esta votação é igual à da anterior autorização da renovação estado de emergência, realizada no dia 17 de dezembro.
Este é o oitavo diploma do estado de emergência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19 e o primeiro que abrange menos de 15 dias, o máximo que este quadro legal pode vigorar, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.
De acordo com a Constituição, cabe ao Presidente da República decretar este quadro legal, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República.
O atual período do estado de emergência teve início às 00:00 de 24 de dezembro e termina às 23:59 desta quinta-feira, 07 de janeiro. Esta renovação terá efeitos a partir das 00:00 desta sexta-feira, 08 de janeiro, até às 23:59 de 15 de janeiro.
LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 7 de janeiro
Siga a Impala no Instagram