Pedido de ajuda de família e amigos de jovem português desaparecido no Báltico torna-se viral
Sem respostas, família e amigos de Diogo Penalva, o jovem estudante português desaparecido no Báltico desde novembro, pedem ajuda a todos os portugueses
Passados quatro meses do trágico desaparecimento do jovem português de 21 anos, Diogo Penalva, família e amigos do estudante pedem ajuda através de uma publicação nas redes sociais a todo que tenham qualquer informação sobre o desaparecimento do estudante.
Desesperada e sem qualquer resposta das autoridades finlandesas sobre o caso, família e amigos partilharam o post com o intuito de tentarem encontrar qualquer informação sobre a noite em Diogo Penalva desapareceu num cruzeiro de festas para jovens, no Báltico. A família também apresentou uma queixa à Organização Marítima Internacional, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela segurança marítima neste mês de março, mas ainda não obteve qualquer resposta.
«O caso foi entregue à polícia finlandesa e até hoje a família não tem respostas sobre o paradeiro de Diogo e o que aconteceu nesta noite que lhe tirou a vida. Após vários contactos e idas à Finlândia, o processo continua sem resposta e em análise. Já se passaram cerca de 4 meses e a família está a fazer de tudo para obter respostas em relação àquela noite, as quais não lhes são entregues. Alguém tem noção da impotência e dor que a Mãe e Pai do Diogo estão a sentir?»
A publicação termina apelando à força e união dos portugueses pedindo a todos que partilhem o post para «não deixar que a vida de um dos nossos seja assim esquecida».
«Apesar de sermos um país pequeno, já provámos que juntos chegamos muito longe e, por isso, pedimos então que LEIAM esta notícia e que PARTILHEM este post para que as pessoas a quem o Diogo é querido possam obter algumas tão necessárias respostas e para não deixar que a vida de um dos nossos seja assim esquecida pelos outros. Vamos trazer respostas!»
O misterioso desapreciamento Diogo Penalva
Diogo Penalva, de 21 anos, desapareceu na madrugada de dia 13 de novembro depois de cair, no norte do mar báltico, de um cruzeiro onde seguia. O jovem português estava a fazer o programa de intercâmbio ERASMUS na Estónia.
O cruzeiro Silja Serenade fazia a ligação entre Helsínquia e Estocolmo quando o jovem caiu por volta das 2 horas da manhã. Por essa hora o centro de resgate Turko recebeu o alerta e enviou os barcos de patrulha da guarda costeira Mariehamn e Kökar. Três navios de passageiros e dois helicópteros juntaram-se aos bascos patrulha para a operação de resgate.
De acordo com a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, contactada pela TVI, as buscas foram «inconclusivas».
O jovem, que era estudante de licenciatura em Finanças e Conntabilidade no ISCTE, terá caído de uma altura de 30 metros depois de ter saído de uma das discotecas do cruzeiro.
Razões da queda são desconhecidas.
Siga a Impala no Instagram