Adiado envio de ajuda humanitária para Ghouta oriental

Comité Internacional da Cruz Vermelha anunciou que envio de coluna de ajuda humanitária para populações alvo de intensos bombardeamentos do regime sírio, foi adiado devido à violência.

Adiado envio de ajuda humanitária para Ghouta oriental

O envio de uma nova coluna de ajuda humanitária para as populações de Ghouta oriental, alvo de intensos bombardeamentos do regime sírio, foi hoje adiado devido à violência, anunciou o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

“A coluna de hoje foi adiada. Ainda não temos confirmação de quando acontecerá”, disse uma porta-voz do CICV, Ingy Sedky, citada pelas agências noticiosas internacionais.

Segundo a responsável da CICV, uma das organizações parceiras da ONU no envio da ajuda humanitária para Ghouta a situação no terrno “não permite realizar a operação”.

Na segunda-feira, um primeiro comboio de ajuda humanitária foi obrigado a parar a entrega dos bens e a sair do feudo rebelde de Ghouta oriental após a situação de segurança ser ter deteriorado quando os trabalhadores humanitários estavam no terreno.

O transporte de segunda-feira foi o primeiro a entrar no leste de Ghouta, depois de semanas de ataques e bombardeamentos por parte regime do presidente sírio, Bashar Al-Assad, que matou centenas de pessoas e que não está a respeitar o cessar-fogo de um mês estabelecido pelas Nações Unidas.

O cessar-fogo por um período de 30 dias foi determinado na resolução do Conselho de Segurança de 24 de fevereiro, adotado pela unanimidade dos 15 membros, e espera-se que o secretário-geral da ONU, António Guterres, se pronuncie sobre o assunto na segunda-feira, em nova reunião dedicada à Síria.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS