Autárquicas: André Ventura falha presidência da Assembleia Municipal de Moura
André Ventura, líder do Chega, não conquistou a liderança da Assembleia Municipal de Moura. PS lidera com quase 40% dos votos, seguido da CDU, com 33%.
André Ventura, líder do Chega, falhou o objetivo da presidência da Assembleia Municipal de Moura. “Decidi ser candidato autárquico numa terra que tanto me deu a mim e ao Chega desde a fundação”, disse, em Junho, ao jornal i. “Candidato-me para ganhar a Câmara e a Assembleia Municipal de Moura.” O presidente daquele partido tinha prometido que “a bandalheira” ia acabar e que “a comunidade cigana teria de cumprir as regras, quer queira, quer não”.
Nos resultados provisórios já apurados destas eleições, o Chega aparece em terceiro (22,55%) na corrida à Assembleia Municipal. O PS vai em primeiro (39%) e a CDU está com 32,47%. Já para a Câmara Municipal, o Chega aparece em terceiro lugar, com 15,56% (281 votos).
Ventura canta vitória
Apesar de ter pedido “cautela”, o presidente do Chega cantou vitória perante os apoiantes, garantindo que “amanhã o país acordará com o Chega em todo o território nacional” e mostra-se confiante de que o partido “ainda pode ficar em terceiro lugar no final da noite eleitoral”. Ventura enaltece a “possibilidade de eleger um vereador na Câmara Municipal de Lisboa“, as “boas indicações em várias zonas do país”. “Temos indicações de muitos pontos do país são de que estamos também em terceiro lugar em várias câmaras municipais, em várias regiões do país”, justifica o líder do Chega. “Tudo se encaminha para que possamos ter uma noite histórica”, acrescenta André Ventura, distanciando-se de “todos os que concorreram pela primeira vez a este ato autárquicos” e dizendo que o Chega “é uma força relevante na maior parte do país”.
“Hoje não sabemos como terminará e se podemos ou não cantar vitória absoluta, mas já sabemos que amanhã o país acordará com o Chega em todo o território nacional”, aponta André Ventura, após um discurso muito virado para essa tal vitória e acompanhado por uma enorme festa em Braga (pela primeira vez na noite). Além das autárquicas, aponta ainda às legislativas: “Algumas projeções nacionais indicam que estamos a disputar o terceiro lugar nas eleições legislativas se se disputassem hoje com valores próximos dos 9%.”
Siga a Impala no Instagram