Azerbaijão diz que avião foi atingido por “uma interferência física externa” na Rússia

O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, disse hoje ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, que o avião azeri que se despenhou no Cazaquistão foi atingido por “uma interferência física externa” em espaço aéreo da Federação Russa.

Azerbaijão diz que avião foi atingido por

“O chefe de Estado sublinhou que os múltiplos buracos na fuselagem do avião, os ferimentos sofridos pelos passageiros e tripulantes […] bem como testemunhos das comissárias de bordo e dos passageiros sobreviventes confirmam as provas de uma interferência física externa”, indicou hoje a presidência do Azerbaijão, em comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).

O texto, que resume uma conversa telefónica entre Ilham Aliev e Vladimir Putin, refere ainda que o avião foi atingido “no espaço aéreo russo”, validando a tese de um golpe por parte da defesa antiaérea russa, entretanto admitida pelo líder russo.

Vladimir Putin admitiu hoje que a defesa aérea russa estava em ação na quarta-feira quando um avião da Azerbaijan Airlines tentou aterrar e pediu desculpas ao homólogo azeri pelo “incidente trágico” que matou 38 pessoas.

Segundo uma declaração oficial do Kremlin, citado pela Agência France-Press (AFP) Putin afirmou, numa conversa telefónica com o seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliev, que “o avião comercial do Azerbaijão tentou repetidamente aterrar no aeroporto de Grozny”, ao mesmo tempo que “Grozny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacados por drones de combate ucranianos, e aviões de defesa russa “repeliram esses ataques”.

De acordo com a AFP o Presidente da Rússia não indicou, porém, se o avião foi atingido por estas defesas.

O avião efetuava, na quarta-feira, um voo da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, a capital regional da república russa da Chechénia, quando virou em direção ao Cazaquistão e caiu ao tentar pousar.

Na sexta-feira, os Estados Unidos e um ministro do Azerbaijão fizeram declarações separadas atribuindo a culpa do acidente a uma arma externa.

Na quinta-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já tinha pedido uma investigação completa sobre as circunstâncias da queda do avião no Cazaquistão e pedido pressão internacional para esclarecer as circunstâncias do acidente em que sobreviveram 29 pessoas.

A Azerbaijan Airlines revelou que o avião sofreu “interferência física e técnica externa”, citando os resultados preliminares da investigação ao desastre.

JE (DA) // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS