Batalha por Severodonetsk é das mais violentas da história europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o custo humano da batalha de Severodonetsk, uma cidade estratégica no leste do país, é “aterrador” e será lembrada como uma das mais violentas de sempre na Europa.

Batalha por Severodonetsk é das mais violentas da história europeia

“O custo humano desta batalha para nós é muito elevado. É simplesmente aterrador”, disse Zelensky no seu discurso diário aos ucranianos, transmitido na plataforma Telegrama. O chefe de Estado ucraniano, citado pela agência Efe, acrescentou que “a batalha em Donbass irá certamente ficar na história militar como uma das batalhas mais violentas da Europa“. “Estamos a lidar com o mal absoluto”, afirmou, explicando que “não há outra escolha senão avançar e libertar” o seu país, incluindo as regiões ocupadas pela Rússia no sul e no leste, que enfrentam um “bloqueio civilizacional”, uma vez que os russos estão a “bloquear todas as comunicações” para o mundo exterior. Na comunicação, Zelensky colocou o nível de perdas em 100 soldados e 500 feridos por dia nos combates com o exército russo, que tenta controlar Severodonetsk, ainda sem sucesso.

Fique a saber o que aconteceria ao mundo com a explosão de todas as bombas nucleares
Em 2019 existiam 15 mil armas nucleares em todo o mundo e uma explosão simultânea teria poder suficiente para acabar com a raça humana (… continue a ler aqui)

Zelensky também apelou uma vez mais ao Ocidente para fornecer “mais armas” ao exército ucraniano, uma vez que as tropas de Moscovo controlam a maior parte de Severodonetsk e continuam a esmagar a artilharia ucraniana. No início da noite, o governador da região de Lugansk, Sergei Gaidai, disse que “70-80% da cidade” foi ocupada pelos russos, acrescentando que “as três pontes (que ligam Severodonetsk à sua cidade vizinha de Lyssychansk) foram destruídas”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções à Rússia.

Impala Instagram


RELACIONADOS