Câmara Baixa das Filipinas aprova a destituição da vice-Presidente Sara Duterte
A Câmara Baixa das Filipinas aprovou hoje uma moção para a destituição da vice-Presidente Sara Duterte, filha do antigo chefe de Estado Rodrigo Duterte, que ainda deverá passar por votação no Senado.
“Por mais de um terço dos membros da Câmara dos Representantes, num total de 215 membros (…), a moção foi aprovada”, declarou o presidente da Câmara Baixa filipina, Martín Romualdez, perante os deputados.
Com o apoio suficiente dos legisladores da Câmara, a moção será agora encaminhada para o Senado, que vai votar de forma definitiva a proposta de destituição de Sara Duterte, filha do polémico ex-Presidente Rodrigo Duterte.
A vice-Presidente e o seu pai estão em desacordo político com o atual Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., e a sua equipa, incluindo a maioria dos legisladores da Câmara.
Sara Duterte, considerada uma possível candidata presidencial após o fim do mandato de Marcos Jr. em 2028, enfrenta pelo menos quatro moções de destituição de vários grupos políticos sobre uma série de questões.
Uma das moções pede a sua destituição devido a uma ameaça de morte que teria feito contra o Presidente Marcos no ano passado e outras estão ligadas a irregularidades na utilização dos fundos do seu gabinete e na sua alegada falha em enfrentar a agressão chinesa no disputado Mar do Sul da China.
CSR // SB
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram